Formandas da Univiçosa têm trabalhos aprovados no Décimo Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal

Formandas da Univiçosa têm trabalhos aprovados no Décimo Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal

 

Publicado em 24 de agosto de 2023

Estudantes colaram grau na turma 2023/1

As formandas do curso de Enfermagem da Univiçosa Daniela Dias Silva e Michelle Alaíde Oliveira Paulo, recebem aprovação de trabalhos para o X Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal (CBEPN), organizado pela Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediátricos, que ocorrerá no período de 09 a 11 de outubro em Belo Horizonte, na Escola de Enfermagem e no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os temas a serem apresentados por Daniela e Michelle, respectivamente são: “Perfil epidemiológico de bronquiolite em pediatria” e A inclusão da família na rotina de cuidados do recém-nascido hospitalizado”. Os trabalhos são parte do Trabalho de Conclusão de Curso, foram orientados pela professora Eliângela Saraiva Oliveira Pinto e serão apresentados em parceria com o GESEN. Ambas as pesquisas foram desenvolvidas com o apoio da Equipe de Enfermagem do Hospital São Sebastião - HSS, instituição parceira da Univiçosa.

Para Daniela e Michelle, participar do Congresso e representar o curso de Enfermagem e a o Centro Universitário de Viçosa neste importante evento da Enfermagem Pediátrica e Neonatal, significa celebração.

Daniela comenta que sua pesquisa foi desenvolvida após visita técnica na UTI Pediátrica do Hospital São Sebastião e observar um grande número de lactantes internados com quadro de bronquiolite viral aguda e por ser um tema que ainda não é tão discutido. “Esse trabalho tem o objetivo de ajudar a prevenir a infecção, adotando medidas simples para prevenir o número de novos casos de internação de lactantes pela patologia. ”, explica.

Michelle, explica que sua pesquisa foi para entender o nascimento dos prematuros, sua relação com a família e a contribuição da equipe de Enfermagem para a formação de laços.  A formanda está orgulhosa. “ A sensação é de gratidão. Esse trabalho contribuirá muito para melhorar a nossa assistência com os bebês prematuros. ”, finaliza.

O Congresso, este ano, tem como tema central “Cuidado ao recém-nascido, criança e adolescente em tempos de crises sanitárias e ambientais”. Podem participar estudantes de graduação, enfermeiros, profissionais de enfermagem de nível médio e outros profissionais de nível superior.

A Univiçosa parabeniza o colegiado, a professora Eliângela pelas orientações e as formandas pela aprovação dos trabalhos.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/formandas-da-univicosa-tem-trabalhos-aprovados-no-decimo-congreo-brasileiro-de-enfermagem-pediatrica-e-neonatal