Os calouiros escolheram um artigo de acordo com uma especialidade fisioterápica que foi conhecida e de seu maior interesse, preparou o conteúdo e produziu um banner com o resumo de acordo com as normas de apresentação do SIMPAC
A matriz curricular do curso de Fisioterapia, de uma forma histórica, contempla em seu primeiro ano disciplinas de conhecimentos básicos, ministradas até então de forma expositiva, com o professor no centro das atenções. Esta metodologia vem se tornando ineficiente para o aprendizado da nova geração que com vinte minutos submetidos à mesma metodologia já começa a se distrair e dispersar do conteúdo ministrado.
Pensando nisso a Professora e Gestora do curso de Fisioterapia, Sílvia Helena Morais, procurou durante todo semestre fazer um trabalho diferenciado na disciplina Fundamentos de Fisioterapia. Introduziu metodologias ativas em suas aulas, como: entrevistas aos profissionais de cada especialidade reconhecida pelo CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional); vídeos e filmes para discussão em sala de aula; conhecimento dos projetos de pesquisa e extensão do curso, através da apresentação dos próprios alunos que estão realizando o projeto, de períodos mais avançados; palestra de um paciente em tratamento fisioterapêutico; e para finalizar a busca ativa de artigos científicos para o encerramento das atividades da disciplina em um Simpósio de apresentação.
Cada aluno escolheu um artigo de acordo com uma especialidade fisioterápica que foi conhecida e de seu maior interesse, preparou o conteúdo e produziu um banner com o resumo de acordo com as normas de apresentação do SIMPAC (Simpósio de Produção Acadêmica) realizado pelos alunos da Univiçosa, anualmente.
Os trabalhos foram apresentados e avaliados pelos Professores Eustáquio Paiva e Marcelo Dias Colegas do mesmo período e dos mais adiantados, numa ação interdisciplinar, também ajudaram na avaliação. A apresentação aconteceu na quinta-feira, 14, no hall do xérox do Prédio Principal na Unidade 1.
Segundo a gestora o momento foi de muita interação entre os alunos e professores, proporcionando aos discentes a experiência das responsabilidades quanto ao cumprimento de horários e vestimentas adequadas à um evento científico, de sentimentos de ansiedade compatíveis com a apresentação oral de um tema, de satisfação ao ver seu trabalho cumprido com louvor e retorno positivo dos avaliadores que tiveram como objetivo, escutar, dar sugestões, corrigir e incentivar o aluno a participar do verdadeiro SIMPAC, com a produção do seu próprio artigo, a partir do semestre que vem.
A metade dos alunos que apresentaram, sentiram-se, apesar da ansiedade inicial, uma satisfação de dever cumprido com o acolhimento de colegas e professores e sensação de que são capazes de se expressar e defender um tema previamente estudado. Os professores convidados aprovaram a iniciativa, tendo o professor Marcelo Dias ficado bem satisfeito com a apresentação inicial de quais são os itens que compõem um artigo científico, de como organizá-los em uma máscara de banner, da postura adequada para apresentação de um trabalho, de como resumir a ideia central de um tema e saber passar ao outro.
“Tudo de forma a abrir caminho de entendimento da disciplina que ministrarei no 2º período, a Metodologia Científica”, finalizou Marcelo Dias. O professor Eustáquio também elogiou a iniciativa e gostou muito de ter participado. Relatou a identificação de alunos com perfil de futuros pesquisadores.
Para Silvia Helena a inserção de alunos de forma precoce, com continuidade ao longo do curso, em atividades práticas terá como foco principal proporcionar o conhecimento da profissão escolhida e o esclarecimento da perspectiva vocacional de cada aluno dentro da fisioterapia.