Pelo 2º ano consecutivo, a disciplina de Fundamentos de Fisioterapia, ministrada pela professora e gestora do curso Silvia H. Oliveira Morais, realizou a Mostra de Trabalhos Científicos com os alunos do 1º período.
O evento tem como objetivo colocar o ingressante em primeiro contato com artigos científicos, por meio de pesquisa em bases de dados, relevantes e atualizadas, de acordo com seu interesse de conhecer uma especialidade dentro da profissão.
Além disto, teve o intuito de iniciar a construção dos conhecimentos requeridos para o exercício das competências gerais: tomada de decisões, ao decidir com um colega, qual artigo escolher para apresentação; liderança nas decisões de como dividir as tarefas; administração e gerenciamento para a construção adequada do banner, de acordo com as normas do Simpósio de Produção Acadêmica (SIMPAC), visando também incentivar, mais adiante no curso, à elaboração pelo aluno, do próprio trabalho acadêmico e científico.
Foi um momento grandioso, relata a gestora Sílvia, que contou com a participação do Diretor Acadêmico, professor Per Christian Braathen, do professor Andrês Chiapeta, do fisioterapeuta da Clínica Escola, Victor Murta e alunos veteranos para avaliação dos calouros, no hall do Bloco H. De acordo com a gestora, durante a Mostra, "realizou-se uma simulação real do que é o nosso SIMPAC, onde o aluno, apesar de apresentar um artigo científico não de sua autoria, pôde experimentar a exposição a um público diferente, fora da sala de aula. Neste ambiente pôde desenvolver a comunicação para passar ao avaliador o entendimento do tema escolhido, a habilidade para explicar diante de um banner, do avaliador e com pessoas à sua volta circulando, a organização lógica da apresentação e o controle emocional para lidar com este primeiro momento científico acadêmico”.
A aluna Fernanda Beatriz Romão deu o seguinte depoimento: “Eu achei que fosse ficar nervosa, mas não fiquei. É bom fazer umas apresentações destas para a gente se acostumar. Foi como você falou em sala, Sílvia, tudo dá trabalho mas vale a pena. Confeccionar o pôster em dupla também foi bom até para organizar as idéias. Uma pessoa ajuda a outra, naquilo que está faltando ou pode melhorar. No mais, eu gostei de verdade, pensei que seria pior a apresentação mas, superou aquilo que eu mesma esperava de mim”.