Fisioterapia ajuda Neymar em sua recuperação

Fisioterapia ajuda Neymar em sua recuperação

O trabalho de reabilitação será determinante no período em que o jogador ficará afastado dos gramados

Publicado em 06 de abril de 2018

Foto: Freepik

Andrês Valente Chiapeta: Fisioterapeuta. Pós-graduado em Ergonomia e Mestre em Ciências da Educação Física, Esporte e Lazer. Professor e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos "Sylvio Miguel" da Univiçosa.

No mês de março, o povo brasileiro ficou apreensivo ao ver sua maior esperança de triunfo na Copa do Mundo se lesionar em uma partida na França. Faltando poucos meses para o evento, ficou a incerteza se realmente ele estaria apto a atuar pela seleção. Qual o procedimento mais adequado para o seu caso e qual o melhor tratamento para sua lesão?

Pois bem, essa lesão que ocorreu com o Neymar é, até certo ponto, comum no futebol. Ao gerar uma torção no tornozelo (entorse) o tendão do músculo fibular gera uma tração no quinto metatarso, e esse pelo estresse, fratura. No caso do Neymar, até onde as notícias circulam, não houve uma fratura e sim uma fissura (“trinca”).

Essa lesão, no caso a fissura, não possui indicação cirúrgica, principalmente em indivíduos que não são atletas. Mas, ao se tratar de atleta de alto rendimento, com a importância que o mesmo tem para a seleção brasileira, a equipe médica que dá suporte ao atleta, optou por operar o jogador. Os riscos em não se operar pode ser a forma como essa fissura irá se estabilizar, podendo acontecer uma recidiva da lesão.      

Agora, pós procedimento, o trabalho fica por conta da Fisioterapia. Assim que terminou a cirurgia o atleta já iniciou o trabalho de reabilitação, que será determinante no período em que o jogador ficará afastado dos gramados. O atleta possui um Fisioterapeuta particular, fora os profissionais do Paris Saint-Germain (PSG) e da seleção brasileira que estão à disposição para que ele esteja bem fisicamente para a Copa do Mundo. O tempo de recuperação previsto para este tipo de lesão é de 2 a 3 meses, mas com um trabalho bem feito, sabe-se que esse tempo pode ser reduzido.

Fica nossa torcida para que o Neymar possa estar de volta aos gramados o mais rápido possível e que, com seu talento, possamos mais uma vez levantarmos a taça de Campeões do Mundo.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/fisioterapia-ajuda-neymar-em-sua-recuperacao