Feira Simulada 2020 trata de inovações em pequenos negócios pós pandemia

Feira Simulada 2020 trata de inovações em pequenos negócios pós pandemia

Um dos eventos mais aguardados pela comunidade acadêmica da UNIVIÇOSA, a Feira Simulada deste ano foi realizada de forma remota, mas trouxe consigo a mesma importância e espírito empreendedor e inovador das edições anteriores. 

Publicado em 17 de dezembro de 2020

Com o tema "Soluções para o desenvolvimento de pequenos negócios no período pós pandemia", se encerrou no mês de novembro mais uma edição da disciplina EMPRESA SIMULADA, com a realização de um dos eventos mais aguardados do ano, a Feira Simulada do curso de Administração da UNIVIÇOSA. Neste ano, o evento foi realizado de forma remota e trouxe consigo a mesma emoção, trabalho em equipe e espírito empreendedor das outras edições.

Quanta coisa mudou neste ano de 2020 com a presença do COVID19, isolamento social, home office. Desafios esses impostos aos diferentes negócios e encarados de frente. Assim, oportunidades foram percebidas e seis novas possibilidades de negócios surgiram entre os alunos formandos do curso de Administração, entre elas: IBeauty, JVL Consultoria, MSCA Consultoria, Quebra Galho, Sabor da Terra Delivery e SOS Soluções.  

De acordo com a professora Valderléa Queiroz, “um grande desafio foi rodar a disciplina EMPRESA SIMULADA de forma remota, mas os alunos e professores aceitaram, remodelaram, inovaram e novas oportunidades se apresentaram. Sonhos que, como sementes, foram lançados, cuidados, trabalhados e despontaram como novos negócios”. O professor Guilherme Castanheira, um dos idealizadores do evento, completa: “Foi uma experiência muito enriquecedora, onde todos aprenderam de forma concreta. As seis equipes/negócios foram se engajando, se desenvolvendo, construindo e levantando as bases de um novo negócio totalmente no contexto da pandemia do COVID-19”.

No contexto da disciplina, os negócios são construídos a partir de diferentes processos de inovação, dentre eles Ideação, Modelagem e Construção do MVP (Produto Mínimo Viável) com formatação do Plano de Negócio. Os empreendimentos evoluíram (pivotaram) de acordo com feedbacks e informações levantadas no mercado. Ao final, uma banca externa, composta por empreendedores e representantes de organizações governamentais, assistiram a um pitch de cada equipe e avaliaram o potencial de mercado dos negócios.

Enfim, a maior contribuição foi o estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de novos negócios. Tanto a disciplina EMPRESA SIMULADA como o UniNADE – Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Empreendedor, que é hoje um grande incentivador do empreendedorismo universitário, têm como objetivo disseminar a cultura empreendedora e despertar nos alunos o interesse de abrir o seu próprio negócio dentro da sua área de formação.

E assim, se encerrou o semestre da disciplina com negócios quentinhos se preparando para iniciar as atividades em Viçosa. Parabéns aos alunos e demais envolvidos, nosso muito obrigado aos componentes da banca externa e que venha a próxima turma com muito ânimo e vontade de empreender!!!

A gestora do curso de Administração, Daiane de Freitas, ainda completa: “A Feira Simulada encerra um ciclo muito importante para os futuros administradores, onde estes levam uma experiência ímpar do processo de abertura de um novo negócio bem como o encontro direto com possíveis investidores anjos que avaliam o potencial de cada empresa, analisando se atendem a um problema real, são escaláveis, viáveis e benéficos para a sociedade em específico".

A Univiçosa continua investindo fortemente nos últimos anos em uma abordagem mais empreendedora no âmbito universitário através do UniNADE que apoia estas ações diretamente nos cursos e com qualquer aluno que tenha interesse em ter seu próprio negócio. Venha fazer parte desse time!

  


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/feira-simulada-2020-trata-de-inovacoes-em-pequenos-negocios-pos-pandemia