A visita teve como objetivo apresentar, na prática, as etapas do tratamento de esgotos domésticos, desde o tratamento preliminar
Alunos que participaram da visita e Mayara Gonçalves (à direita), Engenheira Ambiental do SAAE-Itabira
Estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química realizaram nesta sexta-feira, 10, visita técnica a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Laboreaux, na cidade de Itabira/MG.
A visita teve como objetivo apresentar, na prática, as etapas do tratamento de esgotos domésticos, desde o tratamento preliminar, com remoção de materiais grosseiros até o tratamento biológico, para remoção da matéria orgânica e posterior lançamento do esgoto tratado no corpo receptor.
Conjunto de reatores UASB da ETE Itabira
A ETE de Itabira foi inaugurada no ano de 2008 e, atualmente, passa por obras de ampliação, visando atender uma população futura de 130000 habitantes. A estação trata o efluente de duas sub-bacias da região, sendo, portanto, de fundamental importância para o município, uma vez que o tratamento de esgotos reduz o número de organismos patogênicos presentes no efluente, além de evitar a degradação ambiental das águas. (Fonte: SAAE Itabira – MG. ETE.)
A visita foi guiada pela Engenheira Ambiental Mayara Gonçalves, do SAAE-Itabira, que demonstrou detalhadamente todas as etapas do processo de tratamento do esgoto e esclareceu todos questionamentos dos estudantes. Segundo a professora Silmara Costa Silva, coordenadora da viagem, esta “foi uma experiência ímpar, tanto pela maior interação que pude ter com o grupo de alunos quanto pelo conhecimento adquirido ao longo da visita”.
Filtro biológico da ETE Itabira