A visita faz parte do conteúdo prático da disciplina Animais Silvestres (VET 259), ministrada pela professora Letícia Bergo.
Letícia Bergo Coelho Ferreira. Mestre em Morfofisiologia dos Animais Domésticos e Selvagens. Professora do curso de Medicina Veterinária da Univiçosa.
Nesta sexta-feira (11), estudantes do curso de Medicina Veterinária da Univiçosa, acompanhados pela professora Letícia Bergo Coelho Ferreira, realizaram visita técnica ao Jardim Zoológico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte, Minas Gerais. Essa visita faz parte do conteúdo prático da disciplina Animais Silvestres (VET 259), e teve como objetivo demonstrar aos estudantes as formas de atuação de médicos veterinários em zoológicos brasileiros.
A visita foi conduzida pela bióloga Rízzia Dias Botelho, diretora de Gestão e Educação Ambiental da Fundação e pela médica veterinária Maria Elvira Loyola Teixeira da Costa. Os estudantes foram instruídos quanto ao manejo alimentar, de forma geral, dos animais residentes na instituição e visitaram as instalações de armazenamento de alimentos, preparação das dietas e biotério. Posteriormente foram conduzidos ao hospital veterinário, onde visitaram os setores de ambulatório, laboratório, centro cirúrgico e internação de animais.
Os estudantes solucionaram inúmeras dúvidas e mostraram grande interesse pelo tema. A visita técnica cumpriu o objetivo e aumentou o interesse de alguns estudantes pela disciplina, segundo relatos dos próprios alunos. A medicina veterinária de espécies selvagens é uma área ampla e possui grande importância na conservação de espécies ameaçadas, e também em pautas relacionadas à saúde pública, como é o caso da febre amarela. Esse tipo de atividade permite aos futuros profissionais que ampliem sua gama de possibilidades para áreas de atuação profissional.