O evento online conectou alunos, professores e profissionais da Fisioterapia.
As alunas do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Viçosa – UNIVIÇOSA, Natália Reis e Paula Pimentel ocuparam locais de destaque no I Congresso Internacional de Fisioterapia da Faculdade Dinâmica, que aconteceu entre os dias 10 a 15 de agosto.
O tema apresentado pela estudante do 10º período, Natália Reis, abordou os “Efeitos da fotobiomodulação no tratamento do dor miofascial”, resultado de sua Iniciação Científica e tema norteador de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), já defendido e aprovado com sucesso.
De acordo com Natália, “quando iniciei meu TCC, busquei desenvolver um bom trabalho, juntamente com meu orientador, professor Eustáquio Paiva, que inicialmente já nos rendeu frutos: estamos realizando no ano de 2020 o projeto de Iniciação Científica. Os temas das pesquisas são conectadas, e como resultado, fiquei classificada entre os 10 melhores e tive a oportunidade de apresentar minha pesquisa dentro da programação do Congresso. Senti uma mistura de orgulho com a sensação de dever cumprido”.
Outra aluna que se destacou, Paula Pimentel, também estudante do 10º período, teve como título de sua pesquisa “O Efeito da Realidade Virtual no Equilíbrio de Idosos: Revisão de Literatura”, assunto esse abordado em sua pesquisa de TCC.
“Inicialmente este trabalho era pra ser uma pesquisa onde eu aplicaria Nintendo Wii como forma de trabalhar o equilíbrio de idosos. O projeto já tinha passado por todo processo de aprovação pelo comitê de ética e os idosos já tinham sido avaliados pela primeira vez. Com a pandemia eu e o meu orientador, professor Ramon Repolês, decidimos mudar o tipo de estudo e manter o mesmo tema. Quando apareceu a oportunidade de enviar o trabalho para o Congresso, recebi muito apoio para enviar meu trabalho e tive a felicidade de ficar entre os 10 melhores. Fiquei extremamente feliz de ver que todo esforço valeu a pena. Esse resultado me motiva a buscar cada vez mais conquistas”. Contou Paula.
“O curso de Fisioterapia se orgulha muito em ver seus alunos sempre ocupando locais importantes em suas futuras áreas de atuação. É muito gratificante ver os estudantes querendo compartilhar as pesquisas realizadas na Univiçosa. Afinal, o conhecimento é para ser ampliado e compartilhado. As meninas sempre foram muito dedicadas, e o resultado não poderia ser diferente”. Disse a gestora do curso, professora Silvia Morais.