Em visita à fábria da cervejaria Viçosa Bier, os alunos puderam compreender como funciona todo o processo de produção de cervejas e chopes.
No último sábado, 12, estudantes do 7° e 9° períodos do curso de Engenharia Química da UNIVIÇOSA puderam conhecer, de perto, o processo de produção de chopes e cervejas fabricados pela cervejaria artesanal Viçosa Bier. A empresa fica localizada no bairro de Lourdes, em Viçosa-MG.
A visita faz parte das atividades da disciplina Engenharia dos Processos Biotecnológicos, lecionada pelo professor Mateus Tomaz Neves.
Na cervejaria, o grupo de estudantes e o professor foram recebidos e guiados pelo gerente Industrial Ricardo Teixeira, que começou contando um pouco sobre os diferentes tipos e classificações de cervejas e sobre as escolas cervejeiras ao redor do mundo, sendo as principais a alemã, a inglesa, a americana e a belga.
Em seguida, ele apresentou o malte: um dos principais ingredientes das cervejas. Malte é a denominação dada a qualquer grão (cereal) que tenha passado pelo malteamento, um processo no qual os grãos são induzidos à germinação, mas são interrompidos logo no início. Esse processo é importante para a produção de enzimas que são essenciais ao processo produtivo da cerveja. Foi possível tocar, sentir o cheiro e até mesmo provar quatro diferentes tipos de malte, uma experiência muito interessante!
Além disso, o gerente Ricardo apresentou as instalações da fábrica, explicando cada etapa do processo produtivo, enfatizando os cuidados necessários que devem ser tomados para garantir um produto de qualidade.
De acordo com depoimentos dos estudantes, as visitas técnicas contribuem para o processo de formação profissional. Fica evidente a importância da realização destas ao longo da graduação, sendo um diferencial para os nossos futuros engenheiros químicos! Agradecemos ao Ricardo e à equipe da Viçosa Bier pela oportunidade.
Por: Mateus Tomaz Neves