A reciclagem é bastante ampla e possui várias possibilidades para serem exploradas. Assim favorece o meio ambiente e o mercado de trabalho.
A Univiçosa realizou entre os dias 1 e 3 de junho a V Semana do Meio Ambiente. O evento teve como tema central “Educação Ambiental: Uma Visão Holística para a Humanização do Indivíduo”. O UniNEA (Núcleo de Educação Ambiental) contou com a participação dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental da Univiçosa para, dentre outras participações, oferecer algumas oficinas.
Raquel Maduro (Química), Skarllet Caetano (Engenheira Química) e Tarcila Neves (Engenheira Ambiental), professoras dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química, ministraram a oficina “Conhecimento e Reciclagem de Diferentes Polímeros”. A oficina foi composta de parte teórica e parte prática. A teoria englobava a definição de polímeros e as principais reações para obter diferentes polímeros. Acompanhado das técnicas de reciclagem. Em seguida, os alunos foram para o laboratório para aprenderem a diferenciar os polímeros e a metodologia de separação para realizar a reciclagem.
A escolha do tema foi devido à grande utilização de polímeros pelos seres humanos. Além de mostrar que é necessário ter a educação ambiental, ou seja, que o “lixo” de polímeros pode ser reciclado para obter novos produtos ou até mesmo energia.
A reciclagem é bastante ampla e possui várias possibilidades para serem exploradas. Assim favorece o meio ambiente e o mercado de trabalho.
Além dessa oficina, foram ainda oferecidos pelos cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental, em parceria com o curso de Gestão Ambiental, o minicurso sobre Manejo Integrado de Bacias Hidrográficas, ministrado pelo Professor Pedro Christo Brandão, e a Troca Solidária, coordenada pelas Gestoras Daniella Sette (Engenharia Ambiental e Engenharia Química) e Cristiane Pires (Gestão Ambiental).