Os alunos do 3º período noturno apresentaram seminário sobre os problemas geológico-geotécnicos que ocorrem em zonas cársticas
Os alunos do curso de Engenharia Civil (3º período noturno) apresentaram seminário sobre os problemas geológico-geotécnicos que ocorrem em zonas cársticas. O evento aconteceu a quarta-feira, 13.
Foram apresentados os conceitos relacionados a este tipo de revelo, que consiste em terrenos formados basicamente de rochas carbonáticas, cuja dissolução química leva ao aparecimento de características físicas específicas como a formação cavernas.
Os problemas geológicos geotécnicos causados estão relacionados com a possibilidade de geração de subsidências e podem afetar e/ou limitar diversas atividades humanas, tais como habitação e mineração. Além disso, a atividade antrópica pode acelerar o processo de formação das características físicas.
Para ilustrar o trabalho os alunos confeccionaram uma maquete em que foi possível visualizar as formações de zonas cársticas e como a água atua neste processo. Além disso, os estudantes elaboraram um marcador de leitura ressaltando a importância da realização de sondagens para identificação e prevenção de acidentes.
O seminário foi uma atividade de avaliação vinculada a disciplina de Geologia Aplicada à Engenharia.