Enfermagem realiza campanha de vacinação na Univiçosa

Enfermagem realiza campanha de vacinação na Univiçosa

As vacinas contra os vírus Influenza (H1N1) e contra a febre amarela estarão disponíveis de 10 a 12 de maio nos ambulatórios das Unidades 1 e 2 nos horários definidos

Publicado em 08 de maio de 2017

Fonte: morguefile.com

A Univiçosa promove, a partir desta quarta-feira (10), a Campanha de Vacinação contra o vírus da gripe (Influenza H1N1) e o da febre amarela. Até sexta-feira (12), professores, colaboradores e alunos serão vacinados nos ambulatórios das Unidades 1 e 2 gratuitamente.

A imunização contra a gripe é voltada aos professores que, por determinação do Ministério da Saúde, a partir deste ano, passaram a fazer parte do público alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Já a vacina contra a febre amarela estará disponível para professores, colaboradores e alunos. Os interessados devem ir ao ambulatório de sua Unidade de 8h às 12h ou de 18h30 às 22h. É preciso levar um documento de identificação com foto e, se possível, o cartão de vacina. Os professores deverão apresentar o crachá de identificação. Vale lembrar que o ambulatório da Unidade 1 está localizado no prédio da Clínica de Psicologia. 

Quem não deve tomar as vacinas?

De acordo com o Gestor do Curso de Enfermagem, professor Leonardo Santana, pessoas que têm alergia severa a ovo de galinha não devem ser vacinadas. A vacina contra a gripe pode ser aplicada em gestantes. No entanto, elas não devem ser imunizadas contra a febre amarela. Quem faz uso de imunossupressores deve consultar um médico para analisar a relação entre custo e beneficio da vacina.

Ficou na dúvida?

Já tomei a vacina contra a gripe no ano passado, então já estou imunizado. Certo?

ERRADO! De acordo com o Gestor do Curso de Enfermagem, professor Leonardo Santana há, no mundo, uma série de unidades sentinelas que monitoram os tipos de vírus que estão circulando. As vacinas são feitas a partir dos relatórios dessas unidades. Por isso é importante se vacinar contra a gripe todo ano.

Vou esperar ficar gripado para depois tomar a vacina, tudo bem?

NEGATIVO! Ainda segundo o professor Leonardo, vacina não é remédio! Mas sim um mecanismo de imunização. Sendo assim, para que o corpo humano produza anticorpos contra o vírus em questão são necessários de 15 a 20 dias após a vacinação.

Participei da campanha e fiquei gripado. Foi culpa da vacina?

NÃO! O professor Leonardo esclarece que isso é um mito. A vacina contra o vírus Influenza (H1N1) não provoca gripe, já que ela é produzida a partir do vírus “morto”.

Já tomei duas doses contra a febre amarela, mas vou tomar outra vez para garantir a imunização, certo?

ERRADO! O professor Leonardo também esclarece que duas doses são suficientes para toda a vida. Tomar doses além dessas não aumenta em nada a sua imunização. Além disso, todas as vacinas disponíveis no mercado têm mais de 95% de eficácia comprovada.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/enfermagem-realiza-campanha-de-vacinacao-na-univicosa