O exame é obrigatório para os estudantes selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar e colação de grau.
Na manhã desta quinta-feira (13), estudantes da Univiçosa que farão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes realizaram o primeiro encontro do "ENADE: vamos lá!". Acadêmicos dos cursos de Nutrição, Medicina Veterinária, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Engenharia Civil conheceram um pouco mais sobre a prova.
A conversa foi direcionada pela coordenadora das ações institucionais que envolvem o ENADE, professora Cristiane Sampaio; o Diretor Geral da Univiçosa, professor Evaldo Zeferino Rodrigues; e o gestor do curso de Psicologia, Bruno de Morais Cury.
Mas, afinal, o que é o ENADE?
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) avalia o rendimento dos estudantes de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. A avaliação é feita pelo Ministério da Educação através do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O exame é obrigatório para os estudantes selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar e colação de grau.
Este ano, o Exame acontecerá no dia 24 de novembro, em local a ser definido.
Além de ser obrigatório para a colação de grau, o ENADE ajuda a medir a qualidade do ensino oferecido. Essas informações permitem identificar claramente a posição individual dos cursos avaliados, que são listados em um ranking nacional. Quanto melhor for a nota do curso, melhor será a avaliação do currículo do estudante e maior o reconhecimento pelo mercado de trabalho.
Bora ser nota 5! Valorize o seu curso e o seu currículo!