Empreender em momentos de crise econômica: é possível?  

Empreender em momentos de crise econômica: é possível?  

Por Guilherme Castanheira Magalhães*

Publicado em 20 de agosto de 2019

Empreender não tem hora para acontecer e nem escolhe as pessoas. Esta é a única certeza. E como o empreendedorismo não é uma ciência, não podemos afirmar quais são os procedimentos para alcançar o sucesso. Ou seja, não existe uma única “receita” para alcançá-lo.

Mesmo nos momentos de crise econômica existem oportunidades de negócios. É normal encontrar alguns empreendimentos que passam por grandes dificuldades financeiras, mas é possível observar também outras empresas com forte crescimento num cenário de crise na economia.

Segundo dados (divulgados em 2018) do indicador GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil apresentou um crescimento, pelo terceiro ano consecutivo, das taxas de empreendedorismo de oportunidade, que ocorre após o empreendedor identificar uma demanda no mercado, resultando na abertura de novos negócios. Os dados mostram ainda que 38% do total de brasileiros em idade produtiva estão envolvidos com algum tipo de atividade na área dos micro e pequenos empreendedores, o que representa cerca de 52 milhões de pessoas.

No Brasil, a pesquisa GEM é realizada pelo Sebrae com apoio do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP). Como exemplo de empresas em expansão, podemos citar as prestações de serviços focadas na mobilidade urbana, onde temos os aplicativos de carros (Ex: Uber), bicicletas e patinetes (Ex: Yellow). A lei Seca, os altos preços dos combustíveis e os grandes congestionamentos urbanos fizeram com que estes serviços surgissem como soluções viáveis para estes problemas, ou seja, se transformaram em boas oportunidades de negócios, mesmo em período de baixo crescimento econômico do país.

A dica é: não fique culpando a crise econômica para justificar a sua “inércia empreendedora”. Acredite, qualquer pessoa pode ser um empreendedor e não existe hora para acontecer. Busque meios para desenvolver as suas habilidades empreendedoras. Pense nisso!

*Guilherme Castanheira Magalhães: Economista, Especialista em Desenvolvimento de Cooperativas. Professor de Empreendedorismo e Inovação da Univiçosa.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/emprnder-em-momentos-de-crise-economicae-poivel