Uma das tarefas foi ajudar entidades assistenciais. A ação beneficicou 10 entidades que cuidam de crianças, idosos e até de animais
Todas as equipes participantes da Convenção (Foto: Paulo Sacramento)
Como trabalhar em equipes de forma assertiva. Este foi o tema central da Segunda Convenção dos Colaboradores Técnico-Administrativos da Univiçosa, neste sábado (19), das 8h às 18h, na Unidade 1. A primeira ocorreu em agosto de 2014.
Divididos em equipe os colaboradores foram recebidos pela Comissão Organizadora com um farto café da manhã. Após serem saudados pelo Diretor Geral, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues, ouviram palestra do Psicólogo Professor Bruno Cury (Gestor do Curso de Psicologia da Instituição), Cury associou o trabalho em equipe ao contexto familiar, onde problemas e conflitos surgem naturalmente e são resolvidos através de diálogo, aceitação e cooperação. “As pessoas passam muito tempo no ambiente de trabalho, e esse tempo tem de valer a pena. Não precisamos ser amigos íntimos a ponto de frequentar a casa do nosso colega, mas devemos trabalhar bem com ele porque ele depende de nós e nós dependemos dele”. Foi aplaudido de pé.
A programação contou com apresentações culturais e atividades de integração das equipes, que almoçaram juntas em um dos salões da Univiçosa.
O diferencial deste ano em relação à primeira Convenção foi a distribuição de várias tarefas realizadas ao longo de 3 semanas antes do evento. Em uma delas, cada equipe escolheu uma entidade assistencial para receber doações e trabalho voluntário (veja abaixo a lista das entidades). Os grupos visitaram a instituição escolhida, apuraram suas principais carências e puseram mãos a obras. O que mais se ouviu depois foram relatos emocionantes sobre como valeu a pena ajudar.
No final do dia as equipes que somaram mais pontos na execução das tarefas receberam cestas variadas de produtos: UniUbuntu (primeiro lugar), Unimados (segundo) Uniforças – Unidos Somos Mais (terceiro).
Amanda Macedo, líder da equipe Uniforças, considerou a Convenção um evento que ficará na história. “Muito aprendizado com a Palestra de Bruno Cury, onde pudemos refletir sobre o trabalho em equipe. Foi um dia marcado por muitas emoções e superações. Todos nós saímos vencedores. Ficar em terceiro lugar foi motivo de muito orgulho para nós, pois disputamos com 10 equipes muito competentes”.
Pela equipe Unimados, a líder Maria Alice de Jesus diz que foi uma experiência ótima, gratificante, prazerosa e de muito aprendizado na socialização com os colegas. “O trabalho em equipe traz resultados muito mais eficientes do que as atividades realizadas individualmente, uma vez que integra as habilidades dos diversos componentes”. Maria Alice destaca, ainda, a oportunidade de trabalhar o lado humano e social. “A solidariedade não faz bem apenas ao próximo. Faz bem a nós mesmos, pois, ajudando o outro a recompensa é a paz de espírito. E não existe dinheiro que pague a sensação de estar bem com nosso interior”.
A líder da equipe UniUbuntu, Danielle Mendes, diz que foi muito mais do que competição. “Foi superação, emoção, reconhecimento, surpresas e novas amizades. O prêmio é um detalhe de tudo que ganhamos com esse modelo de convenção. O lema de nossa equipe diz tudo: eu sou porque somos, e juntos somos melhores.”
Em nome da Comissão Organizadora, o Diretor Administrativo-Financeiro da Univiçosa, Professor Mateus Mendonça Vieira, avalia que cada um vivenciou as dificuldades e êxitos do trabalho em equipe. “Foi extremamente positivo. Superou a expectativa de todos. Os funcionários estavam muito animados e entenderam o principal objetivo desse período de capacitação, que era desenvolver o espírito de equipe. Tudo valeu a pena: a confraternização, a inteiração dos funcionários, o fortalecimento das equipes de trabalho, harmonia, motivação, respeito entre os colegas. O conjunto desses resultados, com certeza, garante que nosso objetivo principal foi alcançado: a compreensão de que quando trabalhamos em equipe, e não em grupos, temos resultados surpreendentes.”
Na avaliação do Diretor Geral da Univiçosa, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues, a Convenção cumpriu a proposta de integrar os colaboradores, o que é essencial para o sucesso de qualquer organização. “De forma brilhante o evento também cumpriu um papel social porque ajudou entidades que dão assistência a crianças, idosos e animais. Foi uma surpresa muito positiva, que deixou a todos nós muito satisfeitos. Todos estão de parabéns pelo envolvimento antes e durante a convenção. Com certeza, essas ações vão continuar surtindo efeitos por um longo tempo para as entidades beneficiadas e para a própria Univiçosa”.