As ex-alunas do curso de Medicina Veterinária da Univiçosa Mariana Teixeira Valente, Ivi Ramos de Castro, Maria Carolina Bretas e os professores Alessandra Sayegh Arreguy Silva, Magna Coroa Lima e Luiz Eduardo Duarte de Oliveira publicaram o artigo “Esporotricose: uma zoonose negligenciada” no Suplemento Científico da Revista do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), n. 90, 2022. O trabalho foi apresentado pela então aluna do curso de Medicina Veterinária, do 10º período, Mariana Teixeira Valente.
A esporotricose é uma zoonose causada por fungos do complexo Sporothrix spp. É uma doença emergente negligenciada e os felinos domésticos têm importante papel em sua propagação. Deste modo, o artigo teve como objetivo descrever os aspectos clínicos e epidemiológicos da esporotricose felina e seu impacto na saúde pública, concluindo assim que a criação de políticas públicas para o controle e erradicação dessa zoonose é fundamental para o controle da epidemia no Brasil, sendo que o médico-veterinário deve participar ativamente desse processo.
A Revista CFMV é publicada desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Dedica-se à divulgação de matérias de interesse e trabalhos técnico-científicos da Medicina Veterinária e Zootecnia. Atualmente, tem periodicidade trimestral, acesso livre via Portal CFMV e tiragem impressa de 6 mil exemplares enviados a instituições de ensino, bibliotecas e Conselhos Regionais de Medicina Veterinária. O objetivo é promover a educação continuada, levar temas que colaborem para a atualização dos profissionais e divulgar a atividade de médicos-veterinários e zootecnistas à sociedade.
A Univiçosa e o Curso de Medicina Veterinária parabenizam as ex-alunas e professores envolvidos na autoria deste artigo por mais essa conquista.