Não basta ter uma ideia. É preciso se preparar para empreender. O mercado exige pessoas empreendedoras, com autonomia e competências para inovar, para se adaptar, com coragem e confiança
Foto: MorgueFile
Daiane Miranda de Freitas: Administradora, Doutora em Gestão Esportiva. Gestora dos cursos de Administração e Gestão de Empresas da Univiçosa
Não basta ter uma ideia. É preciso se preparar para empreender. O mercado exige pessoas empreendedoras, com autonomia e competências para inovar, para se adaptar, com coragem e confiança. Ser empreendedor é uma tendência que decorre, principalmente, da dificuldade de absorção de profissionais pelo mercado de trabalho.
A Univiçosa tem investido em ações que trazem maior conhecimento, aprendizado e prática sobre o empreendedorismo para todos os seus alunos, professores e colaboradores. Em 2016 foram realizadas palestras com Caito Maia da Chilli Beans, Klever Kolberg do Rally Dakar e Dalmir Santana, palestrante e mágico. Também foram realizados jogos empresariais os quais têm como objetivo o desenvolvimento de habilidades empreendedoras. A Univiçosa a partir de um convênio com o Sebrae promoveu ainda o EMPRETEC, tornando um diferencial na formação dos participantes. Em agosto a Univiçosa promoveu a Semana do Estudante Empreendedor, com palestras, jogos e desafio empreendedor, e em novembro a Feira Simulada com 4 empresas da disciplina Empresa Simulada dos cursos de Administração e Gestão de Empresas, criadas pelos próprios alunos, com a finalidade de abrir uma empresa e executar o plano de negócio elaborado na disciplina de Empreendedorismo.
Pesquisa realizada pela Endeavor e Sebrae em 2016 nas Universidades brasileiras mostra o ambiente universitário, onde 21% dos estudantes pensam em empreender no futuro e 66% dos alunos acreditam que iniciativas como disciplinas de empreendedorismo são essenciais para prepará-los para empreender.
A Univiçosa tem estimulado seus alunos a inovar, a se preparar e a sonhar grande. Desta forma pensamos que podemos transformar a realidade profissional e mercadológica onde os alunos estarão inseridos após a sua formação acadêmica.