A realização da atividade está ligada às disciplinas de Teoria das Estruturas, ministrada pelo professor Romulo Rodrigues; Física, oferecida pelo professor William Rosário; e Pontes e Viadutos, ofertada pela professora Maila Pereira.
Na última quinta-feira (30), durante as atividades do II Congresso de Educação, Ciência e Tecnologia da Univiçosa, aconteceu o II Concurso de Ponte de Palito, onde os alunos dos 5º, 7º e 9º períodos de Engenharia Civil, construíram pontes utilizando palitos de picolé e cola branca. A atividade consiste em testar a resistência do protótipo de uma ponte. Para isso, são empilhados pesos sobre a estrutura construída pelos alunos, até que a edificação seja rompida.
No ano de 2018, a ponte suportou 677kg. Já em 2019, a equipe vencedora, composta por alunos do 9º período, confeccionou uma estrutura que comportou 104 kg a mais do que no ano passado, chegando a marca de 781kg.
O objetivo da dinâmica se baseia em mostrar a importância de um bom projeto e a execução de qualidade de uma obra; neste caso específico, a obra é o protótipo de uma ponte construída apenas com palito de picolé e cola branca. Além da estrutura, as equipes participantes também precisam entregar o memorial contendo todos os cálculos utilizados na elaboração da mesma.