Direitos Humanos e preconceitos étnicos raciais em pauta

Direitos Humanos e preconceitos étnicos raciais em pauta

"Estrelas Além do Tempo" foi o filme exibido na 1ª Sessão Cinema do curso de Redes de Computadores da Univiçosa.

Publicado em 19 de junho de 2017

Cena do filme "Estrelas Além do Tempo"

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Artigo 1°

"Todos os seres humanos nascem

livres e iguais em dignidade e em direitos.

Dotados de razão e de consciência,

devem agir uns para com os outros

em espírito de fraternidade.”

 

À luz deste artigo alunos e professores do curso de Redes de Computadores participaram da 1ª Sessão Cinema com debate após exibição do filme: Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures). A noite de quinta-feira (8) foi regada à pipoca, refrigerante, um bom filme e discussões importantes e atuais. O filme relata os bastidores da corrida espacial do ponto de vista dos Estados Unidos no início da década de 1960, numa sociedade americana marcada por uma grande cisão de etnias entre brancos e negros.

Na trama, três amigas, Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), têm que provar que são competentes dia após dia, lidando com o preconceito, para que consigam subir na hierarquia da NASA. As três são mulheres negras com inteligência acima da média. Matemáticas, elas faziam o papel de computadores para que os cálculos do lançamento e retorno dos foguetes fossem executados, já que os primeiros mainframes IBM ainda não tinham sido instalados e configurados. Nesse contexto, fica claro o preconceito de etnia e gênero que as personagens enfrentaram para mostrar o seu valor naquela época, conquistas que ecoam pela história até hoje.

Após o filme, houve debate mediado pelo professor Cristiano Luiz Gomide Cabral. O mediador levantou questões relativas à Declaração Universal dos Direitos Humanos, publicada em 1948, além de questões sobre preconceitos étnicos raciais e também sobre a postura de alguns personagens, tais como liderança, forma de se enfrentar as dificuldades profissionais e pessoais e, principalmente, antecipação às mudanças tecnológicas.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/direitos-humanos-e-preconceitos-etnicos-raciais-em-pauta