"Se você tem planos para um ano, plante arroz. Se você tem planos para dez anos, plante uma árvore. Se você tem planos para uma vida inteira, eduque pessoas!"
"Pessoa que, por conhecimento adquirido ou experiência de vida, pode ser mentor, espelho ou norte."
Para você, essa é a definição de "professor"? Nós não concordamos!
Ser professor vai muito além de exercer uma profissão, preparar aulas, aplicar e corrigir provas. Para ser professor é preciso entender o que é doação. Vocês já pararam para pensar que professores doam pedacinhos de si todos os dias a uma infinidade de mentes?
Para ser professor é preciso não ter medo de se entregar. Professores se entregam todos os dias à bela arte de ensinar. Podemos definir "ensinar" como o ato de levar ao outro riquezas imensuráveis passando por pontes imaginárias. Professores transitam por essas pontes como ninguém.
Para ser professor é preciso coragem. Perseverança é a palavra de ordem para driblar todos os percalços do dia a dia e seguir firme no propósito de (trans)formar vidas.
Para ser professor é preciso ter ousadia. Gerar reflexões em salas de aula híbridas, com realidades tão distintas, requer destemor. Por isso, professores são mestres em nunca desanimar.
Para ser professor é preciso se tornar protetor. Muitos pupilos encontram em seus professores refúgio, aconchego, conforto e até mesmo sustentação. Professores zelam pelos seus e os ensinam a não desanimar frente aos desafios da vida.
Como exemplo de coragem, destemor, proteção, entrega, ousadia, doação e muitas outras características próprias da profissão, neste mês em que comemoramos o Dia do Professor, a professora Heley de Abreu Silva Batista nos mostrou sua essência.
A tragédia que marcou nosso estado, com a morte de 11 pessoas, após o ataque à creche na cidade de Janaúba, também nos apresentou a face destemida dessa professora. De uma forma heroica, ela lutou contra o vigia que ateou fogo às crianças que estavam no local e salvou a vida de muitas delas. De acordo com relato de amigos e familiares, Heley de Abreu Silva Batista representava as brasileiras e brasileiros que acordam todos os dias pensando na melhor forma de levar educação e melhores condições de vida aos seus alunos. Neste dia simbólico, a ela, toda nossa gratidão e respeito.