O evento reuniu as principais lideranças do segmento de educação, entre reitores, mantenedores, autoridades, educadores e formadores de políticas públicas.
Equipe da Univiçosa durante o evento
Delegação da Univiçosa participou da 10ª edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP). O maior congresso do setor no Brasil teve como tema “Educação Superior no Século XXI: Inovação e Sustentabilidade” e aconteceu na cidade de Gramado, Rio Grande do Sul, entre os dias 25 e 27 de maio.
O evento reuniu as principais lideranças do segmento de educação, entre reitores, mantenedores, autoridades, educadores e formadores de políticas públicas. O CBESP é realizado pela Linha Direta e promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, constituído pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi), Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu), Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) e Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Semerj).
Durante o Congresso, os participantes discutiram as perspectivas mundiais sobre a inovação e sustentabilidade destacando os desafios para o setor educacional em um momento de grandes transformações. Também foram debatidos temas relacionados à formação acadêmica diante as exigências do século XXI, que contou com a participação de representantes do Ministério da Educação (MEC); e assuntos relacionados às instituições sustentáveis.
As edições anteriores do Congresso ocorreram em Porto de Galinhas/PE (2008), Araxá/MG (2009), Costão do Santinho/SC (2010), Salvador/BA (2011), Natal/RN (2012), Foz do Iguaçu/PR (2013), Maceió/AL (2014), Rio de Janeiro/RJ (2015) e Porto de Galinhas/PE (2016).
A Univiçosa no evento
A delegação da Univiçosa no X Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular foi composta pelos diretores Evaldo Zeferino Rodrigues (Geral), Per Christian Braathen (Acadêmico) e Mateus Mendonça Vieira (Administrativo-Financeiro); e pelos gestores: Adonai Fineza (Engenharia Civil), Adriana Patarroyo (Farmácia), Alessandra Sayegh Arreguy Silva (Medicina Veterinária), Bruna Catossi (Redes de Computadores), Bruno Cury (Psicologia), Cristiane Pires (Gestão Ambiental), Cristiane Sampaio (Nutrição), Leonardo Santana Rocha (Enfermagem), Maria del Pilar Salinas Quiroga (Ciências Contábeis), Mário Monteiro (Direito) e Silvia Helena de Morais (Fisioterapia) e pelos professores Cristiano Cabral (Procurador Institucional) e Fraikson Cleiton Fuscaldi Gomes (Coordenador do Núcleo de Pesquisa da Unidade 2).
O gestor do curso de Psicologia, Bruno Cury, destacou que a participação da Univiçosa no Congresso foi muito importante para direção e gestores atualizarem seus conhecimentos tanto na área acadêmica quanto administrativa, inteirando-se das novidades no mercado. O gestor também destacou a importância de se pensar estratégias de atuação aliadas às novas tecnologias a fim de aplicá-las no ensino, pesquisa e extensão com excelência aos alunos. “Para mim, de maneira geral, o Congresso foi bastante proveitoso, pois, além das novidades agregadas junto ao clima charmoso de Gramado, é imprescindível um contato mais pessoal entre direção e gestores, que certamente faz com que o trabalho flua com mais confiança e permite cada vez mais a colaboração do trabalho em equipe.”
Para o gestor do curso de Direito, Mário Monteiro, a participação nesses eventos é muito importante, uma vez que é possível atualizar os conhecimentos e verificar junto aos nossos parceiros na educação todas as novidades que existem no mercado em relação ao Ensino Superior. “A importância para a Instituição e especialmente para o curso de Direito é muito grande, pois o curso foi analisado especificamente em uma das palestras, onde foram abordadas as características mais importantes do curso de Direito e a possibilidade de mudanças de diretrizes básicas. Outro ponto abordado foi que a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) não deve interferir nas diretrizes do curso, já que tem a função de regular a profissão e o Conselho Nacional de Educação e o poder e definição de determinar o currículo mínimo para os cursos, especialmente para o curso de Direito.”
Segundo Cristiano Cabral, Procurador Institucional, o CBESP foi um bom Congresso que debateu o tema da necessidade das IES (Instituições de Ensino Superior) inovarem em todos os sentidos. “Para a Univiçosa é importante a participação, pois fazemos contatos com pessoas de outras regiões e vemos através dos relatos que estamos no caminho certo. Em breve autorizaremos novos cursos e vamos credenciar a IES para EAD (Educação a Distância). Nos tornarmos Centro Universitário é um caminho natural. Neste sentido, o Congresso foi muito bom para abrir os horizontes.”
“Nos últimos três anos eu pude participar do CEBESP. Congresso voltado especificamente para a realidade das IES particulares. Os assuntos abordados são de extrema relevância tanto para a área acadêmica (ensino-aprendizagem) como para a gestão da IES. Além de tratarem de assuntos voltados para tendências do Ensino Superior, o Congresso sempre apresenta informações recentes ou que ainda serão noticiadas às instituições, ou seja, damos um passo à frente de outras IES que não conseguem acompanhar as mudanças desse meio. Além dos assuntos abordados serem muito pertinentes e contribuírem para desenvolvermos estratégias de gestão, temos a oportunidade de networking com outras instituições, empresas voltadas para serviços destinados a IES e pessoas renomadas da educação brasileira e até internacional. De forma geral, a participação da Univiçosa em eventos como esse é de grande valia a nível estratégico para a gestão dos cursos e da IES como um todo”, relatou o Diretor Administrativo-Financeiro, Mateus Mendonça Vieira.
De acordo com o Diretor Geral, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues, foram três dias de capacitação nas seguintes áreas: Sustentabilidade Financeira, Qualidade de Ensino, Inovação e Criatividade, Legislação do MEC, Acessibilidade e Relevância Social. “Tenho certeza de que a direção, gestores e professores que participaram desse evento poderão trazer muitas novidades para a melhoria constante do ensino na Univiçosa. É a Univiçosa em busca de atualização, inovação e criatividade, com muita responsabilidade.”