Essa prática é mais fácil para os agressores, pois se escondem no anonimato das diversas redes sociais
Foto: MorgueFile
Mirella Gonçalves Lopes Pinto: Bacharel em Informática, Especialista em Informática em Educação. Professora do curso de Redes de Computadores da Univiçosa
Cyberbullying é um tipo de violência praticada contra alguém através da internet ou de outras tecnologias relacionadas. Sua prática consiste em usar o mundo virtual para intimidar e humilhar pessoas, difamando, insultando ou atacando covardemente. Esse tipo de agressor virtual recebe o nome de cyberbullying.
Essa prática é mais fácil para os agressores, pois se escondem no anonimato das diversas redes sociais. A grande maioria das vezes as agressões são feitas através do envio de mensagens impróprias contendo ofensas e calúnias, divulgação de fotos e vídeos íntimos, entre outros.
Atualmente vigoram leis anti-cyberbullying que os agressores anônimos podem ser descobertos e processados por calúnia e difamação, sendo obrigados a indenizar a vítima. Em geral, o cyberbullying é praticado entre adolescentes, mas também ocorre com frequência entre adultos.
As consequências do cyberbullying são muito sérias, como depressão, distúrbios do sono, transtornos alimentares, pensamentos destrutivos, como desejo de morrer em casos extremos.