Na próxima quinta, dia 31 março, acontecerá a primeira sessão de cinema a ser transmitida na Clínica Escola do curso de Psicologia. O filme será Encanto, da Disney.
É possível ensinar humanidade no ambiente universitário? Ensinar alguém a ser humano? Segundo os estudos que seguimos a resposta é não. A humanidade não pode ser ensinada como uma técnica, mas deve ser despertada. Humanidade é justamente aquilo que construo quando entro em contato com o outro e com a sua história. É através do encontro, da escuta responsável, que temos a oportunidade de entender humanamente aquele com quem nos encontramos.
A proposta do laboratório é exatamente usar as narrativas ficcionais dos filmes, as histórias dos personagens, como modo de despertar a humanidade em cada um de nós, nos habituando cada vez melhor a compreensão e a empatia. Nos filmes, encontramos o ser humano em ação, não o ser humano generalizado, abstraído da realidade do qual falamos no contexto acadêmico, em prol do estudo geral.
A metodologia do laboratório consiste em assistir um filme e em seguida dialogar sobre ele. Mas assistir esse filme de modo humano, sem se preocupar com a técnica, "ver o filme com uma visão pessoal", se envolvendo humana e afetivamente com as histórias, para assim despertar a humanidade.
No dia 31, o projeto apresentará o filme Encanto, de 2021, acompanhamos a história de Maribel, uma garotinha que nasceu em uma família onde todos têm um dom exceto ela própria. O drama central do filme gira em torno da busca de Maribel por seu lugar no mundo e na sua família. Ela tenta ao longo do enredo se entender e entender sua circunstância.
Venha assistir e conversar sobre o filme conosco! A sessão de cinema e diálogo sobre o filme acontecerá na Clínica Escola do curso de Psicologia da UNIVIÇOSA, de 15h45 às 18h45.