A I Rodada de Negócios do curso de Desenvolvimento de Software, aconteceu no dia 29 de julho, na UNIVIÇOSA, uma atividade vinculada à disciplina de ADS400 - Gestão de Projetos e Projeto Integrador, e foi conduzida pela professora Cristiane Aparecida Lana. Dentro do evento, ocorreu a apresentação de pitchs das equipes com propostas de modelos de negócios de uma rede social similar as funcionalidades do Instagram.
As equipes, que receberam o mesmo problema base, desenvolveram uma proposta com funcionalidades inovadoras e considerando os diferentes nichos. Entre as propostas, estavam uma rede de entretenimento com conteúdo de comédia (contendo vídeos com piadas, trocadilhos, trava línguas etc...); uma rede específica para e-commerce para micro e pequenas empresas, uma plataforma de cursos livres integrando ambiente de streaming, página de relacionamentos, perfis, etc; uma plataforma de ensino-aprendizado profissional colaborativo, onde todos crescem e se aperfeiçoam juntos.
Nessa rede, as atividades podem ser produzidas por demandas, com interação entre os próprios usuários. Por fim, um grupo trouxe uma proposta back-end, onde ao invés de pensar em uma rede inovadora, eles apresentaram a utilização de algoritmo que pudesse aumentar a confiabilidade e transparência das informações coletadas nas divulgações, auxiliando assim no processo de tomada de decisão.
Cada equipe teve 10 minutos para apresentar sua proposta para dois investidores, Mirella Gonçalves Lopes Pinto e Vinício Fragoso Mendes, que destacaram os pontos fortes, possíveis vulnerabilidades, apresentando pontos de reflexão. Após o pitch de cada equipe, os investidores tiveram cinco minutos de arguição, avaliando a proposta e decidindo se investiam ou não, segundo alguns critérios formais.
Após a avaliação dos pitchs, cada plano de projeto foi avaliado pela professora Cristiane e o resultado final foi divulgado.
A equipe vencedora, composta por Adrian Sodré da Silva, Filipe Rocha Batista, Gabriel de Paula Caetano, Pedro Henrique Freitas Schlottfeldt e Yuri Thiago Resende, apresentou a plataforma de ensino-aprendizado profissional colaborativo. A equipe se destacou pela dinâmica da ideia, autossustentabilidade, estrutura do plano de projeto, além do refinamento e aplicação de soft skills como trabalho e integração da equipe, criatividade, empatia, pensamento analítico e de inovação, negociação, gestão do tempo e comunicação.
Fica nosso agradecimento pelas participações, inspirações e contribuições. Parabéns a todos os participantes e envolvidos, neste semestre teremos mais novidades!