O curso presencial será ministrado inicialmente em Viçosa, como projeto piloto para as outras comarcas do Estado de Minas Gerais
Participantes no primeiro dia de curso
Teve início nesta terça-feira (17) o curso de Capacitação em Justiça Restaurativa, parceria do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas gerais), Câmara Municipal de Viçosa, Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Viçosa e a Univiçosa.
O curso presencial será ministrado inicialmente em Viçosa, como projeto piloto para as outras comarcas do Estado de Minas Gerais, pela Assistente Social do TJMJ, Vanessa de Freitas Couto. O curso tem como objetivo geral capacitar os participantes nas metodologias da Mediação Vítima – Ofensor e Processos Circulares (Círculos Restaurativos) com ênfase para os procedimentos, as técnicas e habilidades necessárias à condução das práticas restaurativas.
O curso faz parte dos projetos estabelecidos pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Viçosa (CEJUS). Funcionando desde agosto de 2013, com atendimentos nos setores de cidadania, pré-processual e processual. No setor de cidadania são desenvolvidos projetos em prol da comunidade: a Oficina de Pais e Filhos, que está em atividade desde 2014, a Mediação Escolar, a Justiça Restaurativa e a Justiça Comunitária, os quais se encontram em fase de pesquisa e desenvolvimento.