Abertura terá apresentação do Coral da UFV, regido pelo Maestro Ciro Tabet. Palestra principal será ministrada por autoridade em qualidade da água
Sandra Saraiva G. Libanio: Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental (UniNea) e professora de graduação e pós-graduação na Univiçosa
O Núcleo de Educação Ambiental (UniNEA) promove a VI Semana do Meio Ambiente, com o tema "Educação Ambiental - Conscientização e Ação". A abertura será no Centro de Convenções da Univiçosa, às 19h30, na segunda-feira dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com apresentação do Coral da Universidade Federal de Viçosa (UFV), regido pelo Maestro Ciro Tabet. Em seguida, o Professor Marcelo Libânio, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ministra palestra sobre “Avaliação da qualidade da água do Rio Doce após o rompimento da Barragem da Samarco”. Marcelo Libânio é professor titular da Escola de Engenharia da UFMG, autor do livro Fundamentos de Qualidade e Tratamento de Água — uma das mais importantes publicações do Brasil sobre recursos hídricos, referência dentro e fora do País. Graduado em Engenharia Civil, Mestre em Engenharia Sanitária, Doutor em Hidráulica e Saneamento e Pós-doutor pela Universidade de Alberta (Canadá), Libânio tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em qualidade e tratamento de águas de abastecimento e de hidráulica de condutos forçados.
Na palestra, o pesquisador irá abordar os problemas de gestão que envolvem, principalmente, planejamento e controle de ações em empresas que possuem atividades de alto risco, assim como a avaliação da eficácia de ações que estão sendo implementadas para a melhoria da qualidade da água do Rio Doce. Após a palestra serão sorteados 2 exemplares do livro Fundamentos de Qualidade e Tratamento de Água, autografados pelo autor.
Clique aqui para fazer a inscrição!
Haverá certificado exclusivamente para o público interno. Estudantes de outras instituições e profissionais também poderão assistir à palestra.
Outras atividades
Também no dia 5 de junho, de 8h às 17h, o público acadêmico da Univiçosa poderá participar do minicurso “Vivência Ambiental”, no Instituto Socioambiental de Viçosa (ISAVIÇOSA), com o Professor Pedro Christo, Engenheiro Florestal, Doutor em Ciências Florestais.
Na programação, as diferentes práticas ecológicas, que serão abordadas durante visita ecotécnica conciliando teoria e prática com momentos de reflexão e troca de saberes, enfocando práticas sustentáveis de uso e ocupação da terra para melhorar e assegurar a qualidade da água, inclusive a construção de banheiros secos e fossas de evapotranspiração. E, ainda: a manutenção periódica das estradas e caminhos; o terraceamento; a rotação de culturas; a implantação de Sistemas Agroflorestais e o reflorestamento com mudas de árvores nativas e frutíferas, associado ao favorecimento da regeneração natural em áreas sensíveis das zonas de captação e transmissão da microbacia. Além da preocupação com a qualidade da água, serão abordados temas e aplicação de técnicas de construção ecológica, que consideram o emprego de materiais de baixo impacto ambiental, tais como tinta de terra, tijolo de solo-cimento, telhado de grama e madeira reciclada ou certificada.
Já no dia 8 de junho, os alunos do curso de Enfermagem irão distribuir mudas de hortaliças e panfletos sobre Saúde Ambiental, no hall do xerox da Unidade 1, durante todo o dia.