1 - Os alunos da disciplina ARQ134 (Elementos de Resistência dos Materiais) desenvolveram uma proposta de construção e teste de carga do protótipo de uma cadeira, utilizando palitos de picolé e cola branca, que fosse capaz de suportar, no mínimo, um peso de 1 kg.
Dentre os principais objetivos do trabalho, destaca-se: aplicar conhecimentos básicos de Mecânica dos Sólidos e Elementos de Resistência de Materiais para resolver problemas de Arquitetura e Engenharia; projetar sistemas estruturais simples; estimular a criatividade e aceitação de novos desafios explorando o trabalho em equipe e a competitividade.
Para cumprir o desafio, os alunos precisaram compreender a distribuição dos esforços (de flexão, cisalhamento, compressão ou tração) nos diversos elementos da cadeira e buscar soluções para promover a ligação dos elementos e aumentar a resistência do protótipo, como o uso de travamentos e enrijecedores.
2 - Os alunos produziram uma maquete comestível que evidencia este elemento tridimensional como objeto imprescindível para a compreensão da proposta arquitetônica. A visualização de formas, proporções e escalas pode ser compreendida pelo observador que tem uma visão da totalidade do objeto.
A proposta da atividade final foi trazer um apelo lúdico que pudesse colocar em prática noções da disciplina referentes à proporção, estudo da forma e estrutura de sustentação.
A maquete comestível trouxe como tema objetos arquitetônicos e monumentos em geral.
3 - Trabalho desenvolvido pelos alunos da disciplina ARQ136 (Sistemas Estruturais II) que teve como proposta o lançamento estrutural e o pré-dimensionamento de uma estrutura de madeira para uma edificação residencial unifamiliar de, aproximadamente, 50 m² e, também, a construção de uma maquete desse modelo estrutural, de modo a facilitar a visualização da estrutura e do seu comportamento.