Durante todo esse tempo de Regime Letivo Especial Remoto, temos encontrado muitos desafios. Acontece que um momento tão difícil só poderia ter sido enfrentado com o apoio e o suporte que demos uns aos outros. Nessa rede de amparo, somos muitos: estudantes, professores, mantenedores, reitor, pró-reitores, técnico-administrativos e os familiares de todos nós.
E, hoje, viemos falar justamente dessa nova etapa, que iniciou no dia 16 de agosto: a retomada das atividades práticas presenciais.
Aqui, vale um adendo importante: o retorno será voluntário. Os alunos que encontrarem algum impedimento para voltar ou não se sentirem confortáveis para retornar neste momento, poderão cursar as disciplinas em um outro momento em que a disciplina desejada for oferecida.
Para garantir a segurança dos estudantes e de toda a comunidade, criamos rígidos protocolos de biossegurança, contidos em nosso Plano de Contingência e Retorno das atividades acadêmicas:
- As aulas teóricas, por meio do Regime Especial Remoto, serão mantidas até novas definições dos órgãos reguladores.
- O horário das atividades práticas e as devidas reposições das aulas dos semestres anteriores serão divulgados pelos Gestores e/ou Líderes de Turma dos respectivos cursos.
- Cada estudante deverá conferir as disciplinas matriculadas no Regime Especial Remoto e nas Práticas Presenciais (Sistema Acadêmico), inclusive as de reposição, e deverá informar ao(à) Gestor(a) caso haja alguma incompatibilidade ou conflito de horários.
- O retorno das aulas práticas dos cursos dos Centros de Ciências Exatas (Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia da Computação e Engenharia Química) e do Centro de Ciências da Saúde (Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Medicina Veterinária; Nutrição e Odontologia) aconteceu no dia 16 de agosto; dos cursos de Pós-Graduação será no dia 28 de agosto; e do curso de Arquitetura e Urbanismo e dos cursos do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Administração; Ciências Contábeis; Direito e Psicologia) será no dia 06 de setembro.
- Os estudantes e professores que ainda não receberam os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), oferecido pela UNIVIÇOSA, devem retirá-los no Setor de Almoxarifado (é obrigatório o uso dos EPI’s em todo o campus).
- Os estudantes que optarem pelo retorno presencial deverão acessar o Termo Voluntário de Adesão às Atividades Práticas, disponibilizado no Sistema Acadêmico e efetivar o aceite.
- Diariamente faremos o monitoramento das pessoas que entrarem no campus sede, por meio do preenchimento obrigatório de um Formulário de Controle Epidemiológico, além da medição da temperatura corporal.
- Toda a Comunidade Acadêmica deverá seguir o protocolo de retorno às aulas e as orientações da Equipe Sentinela, que estará acompanhando e fiscalizando as atividades presenciais, diariamente, para evitar aglomerações e orientando sobre o uso adequado dos EPI’s.
- Neste período de reposição, o Edifício Garagem estará aberto para o estacionamento de veículos gratuitamente.
- Dispensadores de álcool 70% estarão disponibilizados nas áreas comuns de circulação.
- Nossos espaços físicos também estarão sinalizados e adequados, garantindo o distanciamento social.
- Realizaremos todas as atividades preferencialmente em locais com ventilação ou, na sua inviabilidade, com menor ocupação do espaço, sempre seguindo o protocolo de segurança.
- Caso você ou alguém do seu convívio direto apresente febre, tosse, e outros sintomas, fique em casa e não compareça ao campus sede da UNIVIÇOSA. Se estiver com suspeita ou confirmação de COVID-19, entre em contato com a Unidade Sentinela, pelo telefone 3899-8046.
Recebemos perguntas de membros da nossa comunidade acadêmica. Por isso selecionamos as principais questões para que as dúvidas possam ser esclarecidas:
Porque não esperar a população adulta estar 100% vacinada?
Sabe-se que não será possível alcançar 100% de vacinação, por essa não ser obrigatória. Mesmo assim ainda não é possível saber quando a maioria da população adulta estará vacinada. Dessa forma decidimos seguir as orientações dos órgãos da saúde, que regulamentam o retorno das atividades escolares, e estamos seguindo todos os parâmetros de segurança que a Vigilância Sanitária exige e podendo, assim, retornarmos com segurança.
Como será feita a divisão das aulas com turmas que possuem 40 alunos ou mais?
As salas de aula e os laboratórios foram preparados de acordo com as recomendações da Vigilância Sanitária para o retorno seguro das atividades presenciais. A divisão da turma será realizada pelos Gestores de cada curso. Para saber como ficou a divisão da sua turma entre em contato com o Gestor ou professor responsável pela disciplina.
Existe um lugar onde posso assistir as aulas teóricas na UNIVIÇOSA?
Os espaços abaixo foram disponibilizados para os alunos que precisarem participar das aulas teóricas de forma remota:
- Biblioteca
- Salas de Aulas do Bloco C (não havendo atividade agendada)
- Saguões internos dos Blocos C e Bloco H
- Laboratórios de Informática
As aulas teóricas continuarão sendo gravadas?
As aulas que estiverem vinculadas ao Regime Especial Remoto, permanecerão sendo gravadas, e as atividades práticas presenciais não serão gravadas.
Posso substituir o faceshield por óculos de segurança?
Não. Somente os professores tem a autorização do uso dos óculos de segurança devido ao uso da voz durante as aulas.
Por que algumas aulas necessitam do faceshield e outras não?
As únicas aulas que o uso de faceshield está dispensado são as dos laboratórios de microscopia, por não ser possível o uso do instrumento com o faceshield.
Vamos iniciar essa nova etapa juntos, nos apoiando e cuidando uns dos outros, com muita responsabilidade, como tem sido desde o início da pandemia.