Como sobreviver em um mundo polarizado?

Como sobreviver em um mundo polarizado?

“Independente de suas convicções políticas e de seus posicionamentos tente não ser radical e ter discernimento na hora de dar suas opiniões”.

Publicado em 16 de setembro de 2019

Martin Luther King dizia “o que me preocupa não é o barulho dos maus. É o silêncio dos bons”. Isso quer dizer que é um dever as pessoas se posicionarem perante os acontecimentos, mas com responsabilidade, sabedoria e com bondade principalmente.

Todo fato tem três versões: a minha, a sua e a verdadeira, portanto antes de disseminarmos notícias e fatos, usemos as três peneiras, que são: primeiro se pergunte, é verdade? Se for verdade, passe para a peneira da necessidade, será mesmo que eu preciso falar isso? E por último, passe pela peneira da bondade, este meu posicionamento vai ajudar alguém? Este simples comportamento pode te ajudar a ter uma vida mais saudável, sem aborrecimentos, sem desfazer amizades e nem magoar pessoas que você goste.

No campo profissional você deve sempre perguntar se seu posicionamento ajuda ou atrapalha o seu crescimento. Isso não quer dizer que vá ser omisso ou covarde perante as injustiças, quer dizer que ao se posicionar, você dá demonstrações claras de que conhece do assunto, tem fundamentos técnicos e científicos para o seu posicionamento e que você está discordando das ideias e não da pessoa.

Neste mundo da pós-verdade, ou seja, das fake news, fica evidente o papel de pessoas mal intencionadas que disseminam notícias com a única intenção de criar desavenças, e isso vale para todos os lados. Quantas pessoas você já bloqueou nas suas redes sociais por postar coisas que você não gosta e não quer saber? Ao ver uma notícia você se certifica a respeito de quem a noticiou? E depois você lê a notícia? Essas são algumas formas de identificar se você está numa bolha ideológica ou não.

Como profissional de Administração você precisará lidar com as diferenças de ideias, de posturas e de personalidade. Portanto, pratique esta virtude desde agora e tenha mais sucesso em sua carreira!

Por Jansen Cardoso Pereira – Administrador e Mestre em Economia Doméstica. Professor do curso de Administração da Univiçosa.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/como-sobreviver-em-um-mundo-polarizado