Como será o mercado no período pós-pandemia?

Como será o mercado no período pós-pandemia?

Por Guilherme Castanheira Magalhães*

Publicado em 03 de fevereiro de 2021

Desafios e aprendizados para o futuro!

Essa é uma grande preocupação dos empreendedores; os hábitos e preferências dos consumidores antes da pandemia não serão os mesmos após a crise. Como identificar possíveis impactos no seu projeto ou negócio?

De acordo com estudo realizado pelo Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, cuja intenção foi mostrar o que vem sendo apontado como principais tendências de novos comportamentos do mercado, destaco duas possíveis mudanças. O estudo chama atenção também para o fato de que não é possível dimensionar o quanto e até quando os efeitos desse período estarão impactando o cenário econômico e o mercado consumidor.

  1. Consumo responsável e consciente: segundo o estudo, este novo padrão de consumo está sendo gerado pelas incertezas sobre o futuro, a redução da renda de muitas famílias e a preocupação maior com questões ligadas à saúde. O estudo fala, também, que bens essenciais entram na lista de prioridades, mas essa noção do que é essencial varia de cliente para cliente. E a flexibilização na compra e a rapidez na entrega são fatores que também estão influenciando na decisão de consumo.

  2.  Saúde e qualidade de vida: segundo o estudo, a pandemia valorizou ainda mais o tema saúde. Ganharam uma maior importância a atividade física, alimentação saudável e mudanças de hábitos. O estudo fala ainda que os negócios que não têm relação direta com o segmento da saúde devem ser capazes de estimular práticas que gerem qualidade de vida, como por exemplo, gerar informações e conteúdos que valorizem e estimulem práticas benéficas a um estilo de vida saudável.

Outra pesquisa, realizada pela Globo, mostrou que o brasileiro mudou os seus padrões de consumo com a crise ao identificar que, 76% destes, declararam estar economizando por achar que sua situação financeira pioraria depois da pandemia. A pesquisa mostrou, também, que 90% dos entrevistados usaram o e-commerce, sendo que destes, 37% afirmaram que estão comprando on-line mais do que antes da pandemia. A conveniência, frete grátis e preços competitivos são apontados como pontos fortes para que este hábito de compra continue no período pós-pandemia.

Todos esses dados e informações são importantes para subsidiar a tomada de decisão. Ou seja, é preciso entender que a busca de informação é imprescindível para compreender o que acontece no mercado e, neste momento de crise, detectar quais ajustes são necessários no projeto ou negócio.

O “achismo” neste momento pode levar a uma leitura equivocada do mercado e decisões erradas podem promover o agravamento da crise do negócio ou o aumento do risco do projeto. Nos dias atuais o acesso à informação está mais fácil, mas é preciso muita atenção com os dados disponibilizados na internet. É importante selecionar as fontes de dados seguindo alguns critérios, por exemplo, quanto à sua credibilidade, data e contexto da pesquisa.

*Guilherme Castanheira Magalhães: Economista, Especialista em Desenvolvimento de Cooperativas, além de Professor de Empreendedorismo e Inovação da UNIVIÇOSA.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/como-sera-o-mercado-no-periodo-pos-pandemia