Na troposfera está presente cerca de 90% da massa de gases de toda a atmosfera e a totalidade de vapor d’agua e dos aerossois
Foto: MorgueFile
Karine de Almeida Paula: Geógrafa, Mestre em Arquitetura e Urbanismo. Professora nos cursos de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental da Univiçosa
Na troposfera está presente cerca de 90% da massa de gases de toda a atmosfera e a totalidade de vapor d’agua e dos aerossois. Tais elementos podem influenciar o aquecimento da baixa troposfera, que é que a camada mais próxima à superfície. Mas como ocorre o aquecimento desta camada?
Vale a pena lembrar que, com relação ao aquecimento da baixa atmosfera (troposfera), a mesma é aquecida a partir da superfície terrestre, e não pelo sol diretamente. Assim, o calor que aquece o ar vem da Terra, ou seja, não é o Sol diretamente que aquece o ar, mas sim a energia, em forma de calor, que a superfície da Terra emite.
Afinal, a superfície absorve o calor advindo da radiação Solar, mas ao se resfriar acaba liberando calor para a camada mais próxima da superfície (radiação terrestre) fazendo com a mesma se aqueça. Dessa maneira, a atmosfera é aquecida a partir da superfície terrestre.
No livro “Climatologia Fácil”, de Ercilia Torres Steinke, publicado em 2012 pela Editora Oficina de Textos as nuvens possuem um papel importante no processo de contra radiação, formando barreiras contra a perda de parte da radiação terrestre para o espaço. Dessa maneira, uma grossa camada de nuvens, por exemplo, pode absorver a maior parte da radiação terrestre e reirradiá-la de volta.
Tal fato acaba por explicar porque em noites secas e claras a superfície se resfria mais do que em noites com nuvens, levando a quedas de temperatura muito rápidas, caracterizando noites mais frias.
As nuvens também têm o papel de restringir o fluxo de radiação solar que alcança a superfície da Terra amenizando as temperaturas, pois a incidência de radiação solar será menor, logo menor aquecimento da superfície terrestre e durante o resfriamento menor será o calor emitido pela radiação terrestre.
Na mesma publicação, Ercilia Torres Steinke, diz que a a chuva também tem um papel no processo de resfriamento do ar, pois a evaporação da água da chuva tende a “roubar” calor da superfície.