Na UNIVIÇOSA, as atividades da Semana serão baseadas no tema “A Enfermagem Ontem, Hoje e Amanhã, as Boas Práticas e a Consciência Cidadã na Segurança do Paciente”.
Foto: MorgueFile
Alessandra Santos de Paula. Professora do curso de Enfermagem da UNIVIÇOSA
A Semana da Enfermagem no Brasil é comemorada de 12 a 20 de maio. A data foi instituída em 1960, quando o então Presidente Juscelino Kubitschek assinou o Decreto 48.202, oficializando a Semana. A escolha desta data se deu em homenagem ao Dia do Enfermeiro, 12 de maio, aniversário de Florence Nightingale (precursora da Enfermagem Moderna no mundo). O dia 20 marca a data do falecimento de Anna Nery (voluntária na Guerra do Paraguai).
Oficialmente é um evento promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) e desenvolvido de forma descentralizada por todo o Brasil pelas múltiplas organizações, associações, serviços de saúde e Instituições de Ensino Superior que agregam profissionais da Enfermagem. Para o ano de 2017, a ABEN definiu para todas as Semanas Brasileiras de Enfermagem o tema base “Boas Práticas de Enfermagem e a Construção de uma Sociedade Democrática”.
Sendo assim, serão realizadas atividades nas disciplinas do Curso de Enfermagem da UNIVIÇOSA que promoverão as comemorações da Semana com o tema: “A Enfermagem Ontem, Hoje e Amanhã, as Boas Práticas e a Consciência Cidadã na Segurança do Paciente”. Teremos atividades acadêmicas relacionadas aos conteúdos curriculares das disciplinas profissionalizantes por meio de metodologias ativas que priorizem desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe, comunicação e liderança. Abordaremos os seguintes conteúdos: Educação Continuada na consciência cidadã sobre a Segurança do Paciente e as Boas Práticas de enfermagem; A evolução histórica da enfermagem brasileira e as Boas Práticas, entre outros.
Segurança do Paciente
A Segurança do Paciente é um tópico de extrema importância, constantemente discutido na Instituição. O Ministério da Saúde destaca que este é um dos seis atributos da qualidade do cuidado, e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura. Por isso, a importância de levar aos alunos este tema durante a Semana da Enfermagem.
Boas Práticas
Conforme documento oficial de divulgação da ABEN, “as boas práticas advêm da aplicação de linhas orientadoras que apoiam o planejamento, a execução e a avaliação do cuidado, de forma segura e eficiente. São resultados de estudos sistematizados, fontes científicas e consensos de especialistas, com o objetivo de orientar a prática assistencial e a tomada de decisão para respostas satisfatórias dos profissionais na resolução de problemas de saúde específicos da clientela”.
As comemorações acontecerão em diversos ambientes pelo mundo, com atividades diversificadas, como exposição sobre a história da enfermagem, conscientização sobre a segurança do paciente, dramatizações, dinâmicas de grupo, divulgações sobre enfermagem, confraternizações, entre outras.
No Brasil, de acordo com dados do Conselho Federal de Enfermagem, somos 1.962.800 profissionais de enfermagem. No nosso dia a dia enfrentamos os mais complexos desafios, como baixas remunerações, serviços sem infraestrutura, dupla e até tripla jornada de trabalho e os riscos inerentes ao próprio trabalho. Mesmo diante desta realidade, muitos profissionais encontram meios para ainda acreditar e lutar por condições melhores de trabalho e fazer das Boas Práticas de Enfermagem a sua marca de eficiência em prol do CUIDADO à SAÚDE.