Projeto sobre drones é de um professor do curso de Redes de Computadores e de um aluno da Engenharia Civil
Isaac Neves e Hermes Pera Junior são os autores do projeto
O professor Hermes Nunes Pereira Júnior (Redes de Computadores) e o aluno Isaac Cássio Neves de Souza (Engenharia Civil) tiveram seu projeto aprovado no processo de pré-incubação da Centev (Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa). Hermes Pereira Junior é Analista de Sistemas e mestrando em Sistemas de Informação. O projeto “Avaliação topográfica feita por drone” foi aceito com a proposta de desenvolver um drone que faça o mapeamento topográfico de forma autônoma, com o mínimo de intervenção humana.
Os drones, também conhecidos como VANT (Veículo Aéreo não Tripulado), têm potencial para sobrevoar e registrar coordenadas geográficas de grandes áreas e, ao mesmo tempo, registrar grandes volumes de terra, taludes e vegetação. A tecnologia presente nesse equipamento possibilita realizar aerofotometrias e mapeamentos de extensas áreas para descrição topográfica do formato do terreno em locais que muitas vezes não seriam de fácil acesso, além de ser necessária uma grande equipe de topógrafos.
O mapeamento e topografia de áreas rurais são essenciais para avaliação de vazão e retenção hídricas, soma-se a esse contexto a exigência da legislação brasileira do cadastro e certificação de imóveis rurais com o completo mapeamento topográfico associado, o que demonstra a grande aplicabilidade do projeto a ser desenvolvido.
O resultado foi divulgado no dia 14 de março e o projeto terá início em abril. Durante os seis meses de pré-incubação a dupla da Univiçosa terá oportunidade de participar de cursos e desenvolver o plano de negócios do projeto para posterior incubação.