O CEJUSC da Comarca de Viçosa foi criado em 2013, por meio de parceria entre o TJMG e a Univiçosa.
Equipe do CEJUSC junto aos alunos do Departamento de Educação da UFV.
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Viçosa (CEJUSC) realizou no mês de maio, dois encontros com os alunos do Departamento de Educação da UFV, para tratar da Cultura de Paz nas escolas e da utilização da Comunicação Não Violenta. A iniciativa atendeu ao convite da chefe do Departamento, Cristiane Aparecida Baquim.
No dia 4 de maio, foi realizado o primeiro encontro e o tema trabalhado foi a Teoria da Comunicação Aplicada à Resolução de Conflitos, ministrado pela Assistente Judicial, Fernanda Souza Barral, e pela Assistente Jurídica do CEJUSC, Patricia de Souza Faria Lima. O momento foi marcado pela troca de vivências entre as palestrantes e todos os demais participantes.
O segundo encontro, no dia 11 de maio, teve como tema a utilização de métodos autocompositivos nas escolas, como a Mediação Escolar e os Processos Circulares empregados na Justiça Restaurativa. Os estudantes do departamento de Educação mostraram-se atentos às necessidades atuais apresentadas pelas escolas, diante do crescente índice de violência registrado em pesquisas apresentadas nas dinâmicas.
Na avaliação da Assistente Jurídica, Patrícia Lima, é um ganho para a educação e para a sociedade receber profissionais capacitados de forma multidisciplinar: "É gratificante, para o CEJUSC, contribuir com a difusão da Cultura de Paz no ambiente escolar", acrescentou.
Sobre o CEJUSC:
Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania são unidades do Poder Judiciário que concentram a realização das audiências e sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais, bem como o serviço de atendimento e orientação ao cidadão.
A Univiçosa, através do curso de Direito, é parceira do TJMG no CEJUSC de Viçosa e de Visconde do Rio Branco.
Em Viçosa, o CEJUSC foi implantado em 19 de agosto de 2013 e funciona no Fórum: Rua Gomes Barbosa, 865, sala 105.
Em Visconde do Rio Branco, a implantação do CEJUSC ocorreu em 26 de agosto de 2015, no Fórum Doutor Carlos Soares de Moura: Rua Eugênio de Melo, 1585, Barra dos Coutos.