A capacitação foi desenvolvida pelo CEJUSC, com o apoio da Univiçosa e da Prefeitura de Viçosa.
Nos dias 17 e 18 de agosto, foi realizada na Comarca de Viçosa a parte teórica do Curso para Capacitação de Instrutores da Oficina de Parentalidade. O Curso foi ministrado pela Juíza Organizadora das Oficinas de Parentalidade e Titular da 2ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de São Vicente/SP, Dra. Vanessa Aufiero da Rocha, além da Psicóloga Judiciária do Tribunal de Justiça de São Paulo, Cristina Palason Moreira Cotrim e a Psicológa Jurídica que atua como Mediadora Familiar no CEJUSC da São Vicente/SP, Fabiana Cristina Aidar da Silva.
Essa formação tem como objetivo apresentar para os novos facilitadores as dinâmicas das famílias que estão passando por um momento de reestruturação e que através de técnicas autocompositivas previnam e resolvam os conflitos de forma harmônica e menos prejudicial para pais e filhos.
A capacitação foi desenvolvida pelo CEJUSC, com o apoio da Univiçosa e da Prefeitura de Viçosa. Foram capacitados aproximadamente 100 instrutores, vindos das Comarcas de Visconde do Rio Branco, Conselheiro Lafaiete, Ponte Nova, Ervália e da rede de apoio do Município de Viçosa: CRAS, CREAS, Casa das Mulheres, Família Acolhedora e Secretaria de Educação.
O CEJUSC da Comarca de Viçosa, sob a coordenação da Juíza de Direito Giovanna Trevenzolli Abreu Lourenço e em parceria com a Univiçosa, tem se tornado referência na realização das Oficinas de Parentalidade desde 2015, proporcionando, assim, um suporte para famílias que se encontram em reestruturação familiar.
Além de assistir as 12 horas teóricas, para concluir o curso, os instrutores precisarão completar a parte prática, que consiste em assistir e realizar as oficinas no prazo de um ano. Após esse processo estarão aptos para agirem como instrumentos facilitadores do diálogo e bem-estar das famílias em prol da sociedade.