O PAPRE é um posto avançado do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), e tem como objetivo incentivar a política pública de tratamento adequado dos problemas jurídicos e dos conflitos de interesse.
Na manhã desta terça-feira (7), foi inaugurado o Posto de Atendimento Pré-Processual (PAPRE), que vai funcionar na Unidade 2 da Univiçosa. O PAPRE é um posto avançado do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), e tem como objetivo incentivar as políticas públicas de tratamento adequado dos problemas jurídicos e dos conflitos de interesse.
Atualmente, funcionando na Unidade 2 da Univiçosa, existe o Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (SEAJUG), que é um laboratório de práticas jurídicas, onde alunos do curso de Direito da Instituição atendem gratuitamente a população em vulnerabilidade socioeconômica da Comarca de Viçosa. De acordo com a supervisora do PAPRE, Rita Corrêa, a instalação do Posto visa ampliar esse atendimento, disponibilizando à população serviços já prestados no Fórum por meio do CEJUSC.
Confira as fotos da inauguração.
A juíza coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, Dra. Giovanna Travenzolli de Abreu Lourenço, salientou que o Posto de Atendimento é uma iniciativa inédita na região. Durante sua fala sobre avanços e desafios dos métodos alternativos de solução de conflitos, a juíza coordenadora destacou a importância da capacitação dos profissionais do Direito para o atendimento de conciliação e mediação.
O gestor do curso de Direito da Univiçosa, professor Mário Monteiro, explicou que o Posto é um modelo proposto pelo Conselho Nacional de Justiça, a fim de que todos os processos que puderem passar por uma tentativa de conciliação pré-processual o façam. Segundo a assistente jurídica do CEJUSC, Patrícia de Souza Faria Lima, o PAPRE poderá realizar audiências de conciliação e mediação extraprocessuais, além de orientar a população. Desse modo, antes de procurar a justiça, o cidadão poderá comparecer ao Posto de Atendimento para ser previamente orientado.
O diretor geral da Univiçosa, professor Evaldo Zeferino Rodrigues, reiterou o compromisso da Instituição com o atendimento à comunidade, aliado ao ensino de qualidade. “O PAPRE, assim como o CEJUSC e o SEAJUG que já existem, vai contribuir muito com a formação dos alunos, além de beneficiar a sociedade, que vai receber diversos serviços de forma gratuita. Essa inauguração é mais uma grande vitória da Univiçosa”, finalizou o diretor.
Compuseram a mesa de abertura da inauguração do Posto de Atendimento Pré-Processual avançado do CEJUSC, o diretor geral da Univiçosa, professor Evaldo Zeferino Rodrigues; representando o prefeito de Viçosa, o vereador Helder Evangelista; a juíza diretora do Foro da Comarca de Viçosa, Dra. Rosângela Fátima de Freitas; a juíza coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, Dra. Giovanna Travenzolli de Abreu Lourenço; o gestor do curso de Direito da Univiçosa, professor Mário Monteiro de Castro Neto; e a presidente da 91º Subseção da OAB, Dra. Vanja Honorina Aguiar Albino. Além dos membros da mesa, estiveram presentes diversas autoridades da Comarca de Viçosa, além de estudantes e funcionários da Univiçosa.