Características do curso e carreira em Administração

Características do curso e carreira em Administração

Saiba quem é o Administrador, suas funções gerenciais, o conhecimento adquirido na faculdade e as oportunidades na carreira.

Publicado em 17 de maio de 2018

Daiane Miranda de Freitas - Administradora; Doutora em Administração. Gestora dos cursos de Administração e Gestão de Empresas da Univiçosa

O administrador é um profissional muito requisitado no mundo do trabalho, pois qualquer organização que existe, seja pública, privada ou sem fins lucrativos, sempre será gerenciada por uma pessoa, e neste caso, o ideal é ser um profissional que possui conhecimentos em gestão. O administrador é quem vai gerenciar as pessoas, o dinheiro, a tecnologia e todos os recursos de uma organização, tendo sempre como base o planejamento estratégico e como um norte a sua missão.

O administrador é uma pessoa organizada e planejada, que sabe lidar bem com metas, objetivos, prazos, planilhas, relatórios, diferentes demandas e possíveis contratempos, é proativo, flexível, criativo e inovador. É ético, líder, sabe se comunicar bem, é disciplinado, integra bem a teoria e a prática, é crítico e reflexivo, além de ser um tomador de decisões, está antenado em tudo o que acontece no mundo, tem uma visão de futuro aguçada e é informado.

As funções essenciais do administrador, conforme Mintzberg, um grande estudioso da gestão, estão relacionadas a três planos: INFORMAÇÃO, PESSOAS e AÇÃO. Cada plano apresenta duas funções a serem desempenhadas por este profissional, tais como:

1.                  Plano da informação: os gestores se comunicam, seja com os colaboradores da organização, seja com outras organizações e pessoas, controlam todos seus recursos e projetos, bem como buscam informações do mercado e concorrentes;

2.                  Plano das pessoas: os gestores lideram equipes e conectam constantemente com o mercado, com o que há de mais atual em gestão e inovação;

3.                  Plano da ação: os gestores agem, definindo estratégias e metas, e se relacionam com fornecedores, clientes, governo.

Nos currículos do curso de Administração há matérias de formação geral, como, por exemplo, matemática, estatística, sociologia e direito. E também matérias de formação específica, como produção e logística, finanças, marketing e gestão de pessoas. Destaca-se no curso de Administração da Univiçosa uma disciplina muito esperada pelos alunos de Administração que é a Empresa Simulada, onde se aplica toda a teoria na prática, através da criação de uma empresa real em grupo e se realiza uma Feira Simulada com o oferecimento do produto ou serviço criado ao público.

Diante do conhecimento adquirido no curso de Administração, você pode trabalhar em empresas públicas, privadas ou sem fins lucrativos, ou também de forma autônoma, como consultor ou como empreendedor do próprio negócio.

As vantagens de se formar em Administração são: a visão ampla que o administrador tem de tudo que está dentro da organização e tudo que está fora, como saber lidar com seus colaboradores e conhecer bem seus clientes; bem como a variedade de campo de trabalho que o formando encontra, podendo atuar na direção geral de uma organização, própria ou de outros, mas também em áreas específicas como Gestão de Pessoas, Marketing, Financeiro, Produção e Logística.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/caracteristicas-do-curso-e-caeira-em-administracao