Depois das compras online, dos pagamentos e bancos totalmente digitais, vivemos um momento em que nossas casas começam a ser automatizadas
Foto: MorgueFile
Hermes Nunes Pereira Júnior. Professor do curso de Redes de Computadores da Univiçosa
Estamos vivendo uma transformação sem igual na história do mundo: a internet está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Depois das compras online, dos pagamentos e bancos totalmente digitais, vivemos um momento em que nossas casas começam a ser automatizadas.
A tecnologia chegou a um nível de controle que todas as áreas da vida moderna são permeadas por ela. Mesmo sem prestarmos atenção ao nosso redor, estamos cercados das mais variadas tecnologias.
Pouco tempo atrás víamos um portão de garagem ser aberto por um controle remoto, uma janela ser fechada quando começa a chover. Hoje a automação chegou a um nível de controle que temos este novo conceito: a “Internet das Coisas”. Com a tecnologia disponível hoje se tornou possível controlar e automatizar tudo dentro de uma casa, das coisas mais simples às mais complexas. Quando a noite chega a lâmpada se acende; a temperatura aumenta e o ar-condicionado liga. Mas a internet das coisas excede essas ações. Tudo dentro de uma casa pode interagir entre si e com o dono da casa. Se dentro da geladeira faltar algum item ou se a data de validade vencer, a própria geladeira pode avisar o dono ou até mesmo fazer ela mesma a compra. Outro cenário é quando o dono da casa deixa tudo preparado para a cafeteira ou o micro-ondas ligar e preparar o café ou assar pão de queijo; quando ele chegar, tudo estará preparado.
A pergunta que muitos fazem é se há um limite para tudo isso. Não sabemos efetivamente até onde a internet das coisas chegará, mas o que podemos afirmar é que ela está associada à nossa vida.