Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo fizeram visita técnica a Inhotim na quinta-feira (18).
O Instituto Inhotim é uma organização civil de interesse público localizada em Brumadinho/MG. Foi idealizado na década de 80 e possui hoje um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo e uma coleção botânica que reúne espécies raras de todos os continentes. Conta com projetos paisagísticos de Luiz Carlos Orsini e Pedro Nehring.
Abriga um complexo museológico com pavilhões e galerias, obras de arte e esculturas ao ar livre e tem como objetivo o acesso da comunidade aos bens culturais, aproximando o público de um conjunto de obras produzidas por artistas de diferentes partes do mundo, refletindo sobre as questões da contemporaneidade.
A experiência dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo com esta visita a Inhotim, está no desenvolvimento de uma relação espacial entre arte e natureza, estabelecendo uma vivência ativa do espaço, vivenciando uma vitrine da arquitetura contemporânea brasileira, com obras premiadas internacionalmente.
Os projetos das galerias sintetizam a superação da arquitetura comum, elencando questões referentes à relação dos edifícios com o contexto, a inserção de elementos na paisagem singular, a criação de transições sutis de espaços interiores e o exterior, bem como entre os espaços expositivos e o parque.
De acordo com o Professor Eraldo Coelho “a visita foi curta para tanta informação, tanta beleza e tanto conhecimento agrupado e selecionado pela humanidade. Obrigado à Univiçosa, por ter proporcionado um dia tão especial na vida dos futuros profissionais de Arquitetura e Urbanismo”.