Foi durante o I Congresso Acadêmico de Saúde Coletiva, na Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Alessandra Bastos, Eliangela Saraiva Oliveira Pinto e Mariane Roberta
Neste fim de semana — entre os dias 2 e 4, alunos, professores e profissionais formados pela Univiçosa participaram do I Congresso Acadêmico de Saúde Coletiva, na Universidade Federal de Viçosa (UFV). O congresso foi desenvolvido sob o olhar da efetivação do SUS e a interdisciplinaridade.
Trabalhos apresentados:
- “Análise da taxa de mortalidade infantil no município de Viçosa-MG”: Alessandra Bastos Borges (Enfermagem), fruto de Iniciação Cientifica, orientado pela professora Eliangela Saraiva Oliveira Pinto.
- “Aspectos socioeconômicos relacionados à parasitoses em pré-escolares”: Mariane Roberta da Silva (Enfermagem), contendo parte dos resultados da pesquisa desenvolvida pelo Grupo do Projeto Parasitologia na Escola, coordenado pela professora Mariana Costa Fausto em parceria com o GESEN (Grupo de Estudos em Saúde e Enfermagem), orientado pela professora Eliangela Saraiva Oliveira Pinto.
- “Análise Postural em Estudantes de uma Escola Pública De Viçosa – MG”: Joelma Barbosa Moreira, Léo Marques Soares de Freitas e Ana Carolina Lima Soares (Fisioterapia), orientados pela professora Karina Martinho.
- “Fatores de Risco e Medidas Preventivas para quedas em Idosos em Ambiente Domiciliar”: Andresa Alzira de Souza Neto e Bianca Violeta Frade Barbosa (Fisioterapia), orientadas pela Professora Karina Oliveira Martinho.
- “A Relação dos Fatores Decorrentes do Envelhecimento na Biomecânica em Indivíduos Adultos e Idosos”: Erlaine Silva Souza (Fisioterapia), sob orientação das professoras Silvia Helena e Karina Martinho.
Os professores Alessandra Santos de Paula, Eliangela Saraiva Oliveira Pinto, Leonardo Santana Rocha e Silvia Helena, participaram do workshop “Metodologias Ativas na formação profissional em saúde: debates atuais” ministrado pela professora Profa. MS. Sandra Minardi Mitre. Na avaliação da professora Eliângela Saraiva o workshop permitiu refletir e compreender ainda mais as metodologias ativas no contexto internacional e nacional.
A acadêmica Alessandra Bastos diz que foi essencial para sua formação. “Além de ter contribuído efetivamente para aumentar meus conhecimentos, o congresso trouxe discussões de extrema importância para o desenvolvimento do senso crítico”.
Representantes do curso de Fisioterapia presentes no evento