As ações buscam conscientizar toda a comunidade acadêmica em relação à importância de ouvir e de ser ouvido.
Nove em cada dez mortes por suicídio poderiam ser evitadas. Os dados, da Organização Mundial da Saúde (OMS), reforçam a importância da valorização da vida e da conscientização dela. Por isso, os alunos do 10º período do curso de Psicologia montaram um estande próximo à Tesouraria Acadêmica, com o intuito de conscientizar e de falar sobre a importância do Setembro Amarelo, e da empatia com o próximo.
O suicídio é a segunda maior causa de mortes de jovens entre 15 a 24 anos, segundo pesquisa do CVV (Centro de Valorização à Vida). Os motivos são os mais diversos, e muitos casos acontecem impulsivamente em momentos de crise, quando as pessoas têm surtos diante de estresses, problemas financeiros, separações, dores ou doenças.
O primeiro passo para prevenir o suicídio é conversar. E aqui estão algumas dicas de como ajudar uma pessoa nesses casos:
- Ouça o pedido de ajuda com atenção e respeito;
- Tenha empatia em entender os sentimentos da pessoa;
- Demonstre preocupação e dê suporte emocional;
- Evite perguntas indiscretas;
- Converse com familiares e amigos;
- Dê abertura para que a pessoa se sinta confortável em desabafar;
- Ajude a pessoa a procurar atendimento especializado.
E quando você deve procurar um psicólogo?
- Quando você quiser se conhecer melhor, saber porque tem determinadas atitudes e sentimentos;
- Se você sente raiva, tristeza, ansiedade e desânimo em excesso e isso está atrapalhando ou limitando sua vida;
- Se você está em uma situação difícil, conversou com pessoas próximas e mesmo assim não consegue ver saída;
- Se o problema começa a tomar conta da sua vida, perturba seus pensamentos e não vê solução;
- Se você sentir que tem tido manias, medos e comportamentos alterados, come compulsivamente, compra demais, chora o tempo todo, sente medo de sair de casa ou de se relacionar com pessoas;
- Se você tiver a sensação de não pertencer a lugar nenhum;
- Se você começar a apresentar desinteresse por atividades que antes gostava de fazer, está desiludido e achando que nada faz sentido.
Na Univiçosa temos a Clínica Integrada de Psicologia que tem por objetivo oferecer serviços psicológicos acessíveis e de qualidade à população de Viçosa e região.
Dentre os serviços oferecidos, estão: psicoterapia para todas as faixas etárias, orientação profissional/vocacional, avaliação psicológica para diversos fins e psicologia escolar.
Para mais informações os interessados devem entrar em contato através do telefone: (31) 3988-8068 ou por e-mail: clinicapsi@univicosa.com.br.
Há também o CVV (Centro de Valorização à Vida), onde os atendimentos acontecem 24 horas por dia, por meio do telefone (número 188), ou ainda por chat, acessando: https://www.cvv.org.br/