A Arcelor Mittal é a empresa de aço número 1 no mundo, com produção de mais de 92 milhões de toneladas de aços longos e planos.
No dia último dia 15 de março, foi realizada visita técnica à siderúrgica Arcelor Mittal, em Juiz de Fora - MG, com os alunos do curso de Engenharia Química da Univiçosa. A visita foi coordenada pelos Professores Manoela Maciel dos Santos Dias e Mateus Tomaz Neves.
A visita permitiu que os alunos visualizassem na prática as etapas envolvidas no processo de fabricação de arames, pregos, treliças, cantoneiras, entre outros.
Durante o processo de fabricação, foi possível verificar que a sucata, o ferro gusa e demais fundentes são adicionados no forno elétrico a arco, onde ocorre o processo de fusão e obtenção do aço líquido. Posteriormente no forno panela são realizadas as correções dos elementos químicos através da adição de ligas.
O lingotamento contínuo solidifica o aço, transformando o banho metálico em tarugos. Estes tarugos provenientes da aciaria são reaquecidos na laminação a quente de 1100 a 1200 º C no forno de reaquecimento. Em seguida são conformados através de cilindros ou discos de laminação, até a obtenção do perfil, bitola e dimensão desejada. Os produtos finais da laminação a quente são: barras retas (feixes) ou rolos (bobinas), com a superfície nervurada ou lisa. Posteriormente, o fio máquina, obtido através de laminação a quente, passa pelo processo de trefilação ou laminação a frio a fim de elevar suas propriedades mecânicas, reduzindo de maneira controlada, o alongamento e a ductilidade.
A visita à Arcelor Mittal proporcionou aos alunos o contato direto com as diversas etapas envolvidas no processo de uma siderurgia que utiliza tecnologia de ponta.