Alunos do curso de Administração visitam Bartofil

Alunos do curso de Administração visitam Bartofil

O Centro de Distribuição do ramo atacadista, está localizado no município de Ponte Nova – MG.

Publicado em 17 de maio de 2019

Alunos durante visita à BCR/Bartofil

Na última quinta-feira (15), os formandos do curso de Administração fizeram uma visita técnica à BCR/BARTOFIL – CD, acompanhados pela professora Sandra Libanio. Além das informações complementares aos conteúdos teóricos, os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar todo o processo logístico de um dos maiores Centros de Distribuição da América Latina, que possui, em Ponte Nova/MG, mais de 41.000m² de área de armazenagem em um terreno de, aproximadamente, 700.000m² cercado por um cinturão de mata nativa. Para atender a 100 mil clientes ativos, a empresa comercializa e distribui, aproximadamente, 10.000 itens; possuem 800 fornecedores e cerca de 1300 colaboradores, além de 1200 representantes comerciais autônomos e de 1600m² de área de Contact Centers, onde atuam mais de 200 profissionais.

A BCR possui filiais em outros estados como em Fortaleza e Iguatu, no Ceará; Imperatriz, São Luis e Timon, no Maranhão; Juazeiro, Vitória da Conquista e Salvador, na Bahia; Arapiraca, no estado de Alagoas e, também no Amazonas.

Inicialmente, o Gerente de Planejamento e Controle Logístico, Domingos Sávio Gouveia, fez uma apresentação da empresa e de sua história aos participantes. Logo após, dividiu a equipe de alunos, com o Gerente de Tecnologia de Informação, Márcio dos Santos Pereira, para a continuação da visita, de forma mais detalhada, em números e valores, passando pelos setores de recepção dos produtos comercializados, armazenamento, recebimento de pedidos de clientes, separação de pedidos com divisão por área, de acordo com características dos produtos, preparação das cargas e expedição. Desta forma, os participantes puderam tirar as suas dúvidas e verificar, na prática, todo o processo logístico.

De acordo com a aluna Marisa Gomes, conhecer o Bartofil foi muito proveitoso, pois puderam ver na prática o funcionamento de todo processo logístico. Em relação ao sistema gerencial, a aluna achou bastante interessante, por ser bem completo e atualizado com frequência, conforme necessidade da empresa, mostrando uma grande organização dos produtos, facilitando o trabalho de um novo funcionário em relação a conferência de produtos, etiqueta, local do produto na prateleira, sem dependência do funcionário: “Como faço estágio em controle de estoque, já me deu bastante informação de como posso melhorar e implantar na prática”.

Segundo a professora Sandra Libanio: “Os alunos que participaram da visita, voltaram impressionados com a estrutura do Centro de Distribuição da Bartofil e muito satisfeitos com todas as informações e conhecimentos compartilhados pelos funcionários da área planejamento e controle logístico e da área de TI da empresa, gerando o entendimento de todo o processo em tempo real”.

Para a gestora do curso de Administração, Daiane Freitas, as visitas técnicas sempre são realizadas no curso com o propósito de aproximar o aluno da realidade e fazer com que ele veja com outros olhos a gestão de determinado assunto.

Agradecemos à BCR/Bartofil que, a cada ano, vem proporcionando aos nossos alunos essa oportunidade de agregar valores e conhecimentos, para a sua formação e atuação profissional, através dessa importante parceria.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/alunos-do-curso-de-administracao-visitam-bartofil