De acordo com a Constituição Cidadã de 1988, no Art.216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira [...]. Nesta perspectiva, o conceito de patrimônio se ampliou e reverberou no sentido cultural.
É por meio do Patrimônio Cultural, que abarca toda manifestação material e imaterial de nossa cultura, que a sociedade caminha para o futuro, vivendo o presente e aprendendo com seu passado.
Imbuídos da égide da aprendizagem, teoria alinhada à prática, os estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Univiçosa fizeram a primeira visita, de toda comunidade acadêmica, à Casa Arthur Bernardes.
Então debutamos, estudantes da disciplina de Patrimônio e Conservação Arquitetônica, a professora Eleusy Miguel e o Centro Universitário de Viçosa, visitando este tesouro de nossa cidade. Patrimônio Histórico que conta a história de um presidente do país, da cidade de Viçosa e da arquitetura da época.
A visita foi acompanhamento por guia credenciado e, acrescido a isto, os estudantes tiveram oportunidade de experienciar a arte de Francisco Rosa, talentoso artista viçosense, que está com exposição no jardim da casa.
Deixamos aqui nosso convite para uma visita e nosso agradecimento a toda equipe da casa que nos recebeu com muito carinho e profissionalismo.
Por: Eleusy Miguel – arquiteta e urbanista, professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Univiçosa em disciplinas das áreas de História e Patrimônio e Plástica.