Alunos do terceiro período de Nutrição apresentaram 5 grupos de alimentos à comunidade acadêmica. A atividade faz parte da disciplina Técnica Dietética I, ministrada pela professora Simone Torres.
Alunos e professoras do curso de Nutrição
Você já comeu lentilha vermelha? Já experimentou algum alimento feito a base de amaranto? O arroz negro já fez parte do seu cardápio? E quanto aos temperos, você conhece o chimichurri?
Alimentos pouco convencionais como esses foram expostos na Feira de Alimentos do curso de Nutrição da Univiçosa. A segunda edição da Feira aconteceu no intervalo das aulas noturnas nesta quarta (24) e na manhã desta quinta-feira (25), no hall do Xerox da Unidade 1. A atividade faz parte da disciplina Técnica Dietética I, ministrada pela professora Simone Torres.
Alunos do terceiro período de Nutrição foram divididos em equipes e estudaram 5 grupos de alimentos: cereais, leguminosas, hortaliças, frutas e temperos e especiarias. Dentro destes grupos, os estudantes escolheram alimentos pouco conhecidos ou que são comumente confundidos e os apresentaram à comunidade acadêmica.
De acordo com a professora responsável, Simone Torres, a dinâmica da atividade foi a seguinte: “os alunos falaram sobre o modo de preparo dos alimentos escolhidos, as maneiras usuais de consumo, preços, valores nutricionais e demais temas relacionados à técnica dietética desses alimentos”.
A estudante Bárbara Santos, que participou da atividade, considerou a experiência enriquecedora. “Tivemos a oportunidade de explicar as características nutricionais e sensoriais dos alimentos apresentados. Além disso, trouxemos curiosidades e alguns grupos prepararam alimentos. Foi um trabalho que resultou em muito aprendizado. Além da experiência de lidar com o público, experimentamos a aplicabilidade da nutrição que a disciplina propõe.”
Para a professora Simone Torres, a Feira “é uma forma de o aluno estudar conteúdos extra-aula e buscar informações complementares. Com a atividade, os estudantes também exercitaram o trabalho em equipe, o que é fundamental para a vida profissional. Eles têm a possibilidade de colocar em prática o que aprenderam em sala de aula. Além disso, a Feira dá visibilidade a conteúdos trabalhados no curso de Nutrição”.
A estudante do primeiro período de Fisioterapia, Flávia Calazans, ficou empolgada com os trabalhos e visitou os 5 grupos. “É uma maneira interessante de apresentar alimentos diferentes, que nem todos conhecem, mas podem ser encontrados em mercados de nossa região. Fiquei empolgada com a possibilidade de usar temperos tão diferentes dos que estamos acostumados. Além disso, estavam agradáveis o local e a ornamentação das barracas. A explicações também foram excelentes."