Os alunos da disciplina de Produção e doenças de bovinos, juntamente com o Professor Pedro Carvalho, realizaram uma visita técnica para conhecer diferentes sistemas de produção de leite.
Na última sexta-feira (07) o grupo visitou a Fazenda Barreiro Alto, no município de Sete Lagoas-MG. A propriedade possui rebanho com alta qualidade genética da raça Holandês. Além de realizar trabalho eficiente e possuir excelente estrutura para garantir a boa produtividade e o bem-estar dos animais. O resultado é uma produção diária de aproximadamente 21.000 litros de leite.
Agradecemos a Fazenda Barreiro Alto excelente recepção e parabenizamos pelo trabalho, em especial aos Médicos Veterinários, Luiza e Rafael, que receberam os alunos e explicaram todos os manejos e detalhes do sistema produtivo. Agradecemos também ao João Paulo, Médico Veterinário da empresa ReHagro por possibilitar essa oportunidade.
No dia 8 de outubro de 2022, o grupo visitou a Fazenda Cobiça, no município de Três Corações-MG. A fazenda é uma propriedade que está na quarta geração da família, e os próprios membros da família são responsáveis pelo gerenciamento e a parte técnica da propriedade.
Atualmente, a fazenda é a 9ª maior produtora de leite do Brasil, com uma produção diária de 55.000 litros de leite.
Durante a visita foi possível constatar que o sucesso da propriedade ocorre em função da união da família e da paixão pela produção de leite. Buscando sempre as melhores e mais atuais técnicas para garantir a produção de leite, seleção genética, saúde e bem-estar dos animais, além da sustentabilidade do sistema.
Agradecemos a toda a família da Fazenda Cobiça pela excelente recepção, e os cuidados ao detalhar todos os pontos importantes para garantir que todo o sistema seja extremamente eficiente. Agradecemos em especial a Geovanna Branquinho, que possibilitou que o grupo visitasse a propriedade.
A experiência de conhecer sistemas de produção de leite que são referência em todo país, permite aos alunos verificar, na prática, a utilização de todas as técnicas que são discutidas dentro da sala de aula para permitir a evolução da produção de leite, e perceber a importância da assistência técnica de qualidade como suporte a sistemas extremamente complexos e desafiadores.
Por: Pedro Henrique de A. Carvalho