Acadêmicos identificaram vícios posturais dos escolares. Atenção especial para o excesso de peso das mochilas
Palestra foi momento de informação e interação
Nesta terça-feira 13, o segundo dia da Semana de Responsabilidade Social, realizada pela Univiçosa na Escola Estadual “José Lourenço de Freitas”, teve como temática a palestra “Postura Legal”, com as acadêmicas de Fisioterapia, Ana Carolina Lima, Karina Ramos e Rejane Leal Costa e acompanhadas pela preceptora, Natália Cardoso Lima.
O objetivo foi alertar os escolares sobre cuidados com o peso e uso correto das mochilas, assim como celulares, computadores e mídias em geral e suas repercussões posturais.
As alterações posturais são frequentemente encontradas em crianças e adolescentes em consequência ao estirão de crescimento, a má postura, ao levantamento de peso excessivo, modelos inadequados de mochilas, má distribuição das disciplinas na grade horária e ao sedentarismo.
O momento possibilitou aos alunos e também professores presentes, identificar erros praticados na sua rotina e propor formas de mudanças. A importância da necessidade de manutenção de uma postura correta com o intuito de prevenir as possíveis alterações físicas causadas por hábitos inadequados do dia a dia foi abordada pelas alunas do curso de fisioterapia através de uma palestra dinâmica e interativa.
Segundo a gestora do curso, Sílvia Morais, eventos como esse repassam à comunidade o que foi aprendido em sala de aula de forma a promover a saúde com base na convicção científica e de cidadania, como também dotar o aluno de competências e habilidades na atenção à saúde e comunicação.
No primeiro dia da programação, segunda dia 12, a ação ficou por conta do curso de Gestão Ambiental.