Usina Jatiboca produziu açúcar pela primeira vez em 1925/26, e iniciou a produção de álcool em 1981/82.
Grupo da Univiçosa na Usina Jatiboa
Acadêmicos do oitavo período de Engenharia Química da Univiçosa realizaram visita técnica à Jatiboca, Usina de açúcar e álcool, em Urucânia (MG), nesta quarta-feira (14).
A visita fez parte do conteúdo programático da disciplina “Projetos I”, ministrada pela Professora Manoela Maciel dos Santos Dias (Engenheira de Alimentos, Mestre e Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos).
A Usina Jatiboca produziu açúcar pela primeira vez em 1925/26, e iniciou a produção de álcool em 1981/82. A área ocupada com a produção de cana-de-açúcar chega a 9 mil hectares, entre terras próprias e de fornecedores, podendo produzir 750 mil toneladas por safra. Atualmente se produz 10 mil sacos de 50kg de açúcar cristal e 200 mil litros de etanol por dia.
Os alunos conheceram todas as etapas envolvidas no processo de fabricação de açúcar, incluindo a recepção da cana, lavagem, controle de qualidade, moagem e extração do caldo, clarificação, cozimento, cristalização, secagem e envase do açúcar. Com relação à produção de etanol foi possível visualizar as dornas de fermentação e os destiladores.
Com relação aos resíduos gerados, verificou-se que a torta de filtro é utilizada como adubo e a vinhaça é utilizada na ferti-irrigação da própria plantação de cana-de-açúcar, enquanto o bagaço é utilizado nas caldeiras como fonte de energia.
A Professora Manoela Dias entende que a ofereceu aos alunos uma visão prática das atividades que ocorrem em uma indústria sucroalcooleira, aprimorando seus conhecimentos sobre o assunto.