Serra de São Geraldo: Laboratório a céu aberto para estudantes de Engenharia Ambiental
Alunos da disciplina ‘Recuperação de Áreas Degradadas – EAM121’, ministrada pela professora Silmara Costa Silva, realizaram visita técnica à Serra de São Geraldo e a taludes em processo de recuperação na cidade de Viçosa. A visita aconteceu no dia 25 de maio.
O objetivo foi abordar os aspectos geomorfológicos da Serra de São Geraldo no contexto da recuperação de áreas degradadas, bem como visualizar técnicas de drenagem, estabilização e revegetação de taludes de estradas.
Na etapa inicial da visita, os estudantes puderam observar as técnicas comumente utilizadas para contenção e revegetação de taludes, que vão desde a drenagem adequada até o plantio de espécies para cobertura do solo utilizando microcoveamento, com ou sem uso de biomantas antierosivas.
Posteriormente, foi realizada a observação da paisagem na Serra de São Geraldo, escarpa divisora de águas das bacias do Rio Doce e Rio Paraíba do Sul. Foi possível avaliar o tipo de relevo que compõe as duas bacias e conhecer as típicas paisagens do relevo da região sudeste do Brasil, formadas principalmente por mares de morros.
Foram, ainda, identificados pontos de degradação ambiental, tais como voçorocas e desmatamento de topos de morro. Em seguida, foram avaliadas obras de engenharia aplicadas no terreno para realização da drenagem de águas pluviais e contenção de sedimentos provenientes dos taludes da estrada.
De acordo com a Professora a visita foi de grande importância para aprimorar as habilidades e competências que vêm sendo trabalhadas na disciplina EAM121, contribuindo para a formação de Engenheiros Ambientais devidamente inseridos no contexto atual de áreas degradadas em todo o estado de Minas Gerais.