Foi durante aula de campo. Alunos visitam Bacia do Ribeirão São Bartolomeu
Grupo da Univiçosa durante a visita técnica
Nesta quinta-feira (18), estudantes de Engenharia Ambiental da Univiçosa participaram de visita técnica à bacia do Ribeirão São Bartolomeu. A atividade foi proposta aos alunos matriculados na disciplina “Cartografia e Sensoriamento Remoto”, ministrada pelo professor Pedro Christo.
Os objetivos da visita foram o reconhecimento de campo e a coleta de pontos de controle terrestres para a classificação supervisionada de imagens de satélite Landsat para determinar classes de uso e cobertura do solo.
Munidos de aparelho receptor de sinal GPS e mapas contendo imagens de satélite com diferentes composições de banda, os alunos identificaram os padrões de uso e cobertura do solo e observaram o comportamento espectral da superfície terrestre, aprendendo a identificar feições quando observadas por sensoriamento remoto.
Com as informações obtidas em campo, os alunos produzirão a classificação do uso e cobertura do solo da bacia hidrográfica do Ribeirão São Bartolomeu, utilizando ferramentas de geoprocessamento do software QGIS. Essas informações são uteis para o diagnóstico e planejamento ambiental da bacia, possibilitando, por exemplo, a identificação de áreas prioritárias para implantação de corredores ecológicos visando conectar os principais fragmentos florestais da bacia.